Cabeças de lista do Partido Socialista .
Renovação total na generalidade dos distritos .
Hortense Martins lidera Castelo Branco .
António Costa em Lisboa
No Porto, o líder socialista escolheu o cientista Alexandre Quintanilha.
Para Braga, um dos círculos eleitorais mais importantes a norte, o líder socialista chamou Caldeira Cabral, um economista que colaborou no cenário macroeconómico do partido.
Do secretariado nacional, Jorge Gomes é o cabeça de lista por Bragança.
O responsável pela campanha eleitoral, Ascenso Simões, é a escolha em Vila Real.
Em Viseu, há um outro sinal de renovação. José Junqueiro perde o primeiro lugar da lista e dá lugar a Maria Manuel Leitão Marques, a mulher que coordenou a elaboração do cenário macroeconómico “Uma Agenda para a Década” que serviu de base ao programa eleitoral socialista.
Vieira da Silva é o único cabeça de lista repetente. Desta vez, o socialista corre por Santarém, deixando a concelhia de Setúbal ao cargo da vice-presidente da bancada socialista, Ana Catarina Mendes.
Pedro Nuno Santos, cabeça de lista do distrito de Aveiro, e o independente Tiago Brandão Rodrigues, bioquímico que abandona a carreira de investigador para concorrer a deputado como cabeça de lista de Viana do Castelo.
Destaque também para o regresso de José Apolinário às lides da política como cabeça de lista de Faro e do antigo ministro da Agricultura, Capoulas Santos por Évora.
Castelo Branco fica a cargo de Hortense Martins, Coimbra por Helena Freitas e Leiria por Margarida Marques. três dos seis rostos femininos que correspondem à intenção do partido de proporcionar uma paridade de género nas listas que concorrem à Assembleia da República.
O presidente do governo regional dos Açores Carlos César foi o escolhido para encabeçar a lista do arquipélago.
Bernardo Trindade concorre pela Madeira.

PS

Hortense Martins