Casa da Comarca da Sertã celebrou 69º aniversário

“69º Aniversário da Casa da Comarca da Sertã

A Casa da Comarca da Sertã festejou o 69º aniversário com um passeio a Proença-a-Nova, no passado dia 16 de Maio.

A festa começou logo pela manhã com a saída da Praça de Espanha de dois autocarros, um para sócios, seus familiares e amigos e outro mais pequeno para os representantes da ACRL – Associação das Casas Regionais em Lisboa e das Casas da Comarca de Arganil, do Concelho de Alvaiázere, do Concelho de Arronches, do Concelho da Covilhã, do Concelho de Pampilhosa da Serra, do Concelho de Penacova, do Concelho de Ponte de Lima, do Concelho de Tondela, dos Tabuenses, Regional de Ferreira do Zêzere e Liga dos Amigos do Concelho de Valença. A área de serviço de Santarém foi o local escolhido para uma breve paragem para um pequeno-almoço surpresa, a cargo da empresa Catering dos Sabores, da sócia Isabel Barata.

Chegados aos Paços do Concelho, onde já diversos convidados aguardavam a comitiva, seguiu-se uma recepção no Salão Nobre da Autarquia, na qual o Vice-Presidente da edilidade, Eng. João Lobo, dirigiu aos presentes umas breves palavras e ofereceu ao Presidente da Direcção da Casa da Comarca da Sertã uma medalha do município evocativa da efeméride. Após breves intervenções dos Presidentes da Direcção e da Assembleia Geral da Casa da Comarca da Sertã, seguiu-se uma troca de lembranças entre o município e os diversos representantes das Casas Regionais presentes e da ACRL – Associação das Casas Regionais.

A tenda do Hotel das Amoras foi o local escolhido para o almoço, que reuniu cerca de centena e meia de convivas e no qual as boas-vindas musicais foram dadas pelo Grupo de Concertinas de Cernache do Bonjardim. Na ocasião, que contou com a presença do Vereador Jorge Tavares, em representação do município de Vila de Rei, da Dra. Sara Guimarães, em representação do município de Oleiros, de António José Simões, em representação do Município da Sertã, usaram da palavra o Presidente da Direcção, Pedro Amaro, e o Presidente da Assembleia-Geral, Manuel Luís Farinha. Antecedendo as visitas guiadas a diversos locais de interesse do município, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova entregou o emblema de 50 anos de associado a Manuel Luís Farinha e a Armindo Lopes Martins, bem como o emblema de 25 anos de associado a José Manuel Ribeiro da Cruz. O Presidente da Direcção deu nota pública de que também os sócios Domingos Farinha e Fábio Farinha, que não puderem comparecer, irão receber logo que possível os emblemas de 50 e de 25 anos de associado, respectivamente.

Marcaram presença, nomeadamente, os antigos Presidentes da Direcção Martinho Mendes de Oliveira, actual Presidente do Conselho Fiscal, Celso Matias da Silva, José Bairrada, actual Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova, e Irene Cardoso, actual representante de Proença-a-Nova no Conselho Regional, para além dos representantes do Grupo de Amigos da Freguesia da Madeirã, da Liga de Amigos da Freguesia de Amieira, da Liga dos Amigos da Freguesia de Isna, da Liga Regional “Os Unidos da Freguesia de Álvaro” e da União Regional da Freguesia do Sobral.

Dando continuidade ao programa, a técnica destacada pela autarquia para acompanhar as visitas conduziu os participantes ao centro da Vila, onde o grupo visitou a Igreja Matriz e a Igreja da Misericórdia, visitas a cargo, respectivamente, do Padre Ilídio Graça e do Provedor da Santa Casa da Misericórdia. Já fora da Vila, seguiu-se um passeio à emblemática Aldeia do Xisto da Figueira, localizada na freguesia de Sobreira Formosa, localidade onde nasceu o sócio José Ribeiro Farinha, reputado artista plástico com obras em Portugal e no estrangeiro e que acompanhou a referida visita.

Regressados à Vila, o grupo reuniu-se na tenda do Hotel das Amoras para um lanche de despedida com produtos proencenses, no qual não faltaram saborosas cerejas disponibilizadas pelo Coronel Diamantino André, ex-Presidente do Município de Proença-a-Nova. Antecedendo o regresso a Lisboa, seguiu-se uma breve actuação do Grupo de Concertinas de Cernache do Bonjardim e cantaram-se os “parabéns” à Casa da Comarca da Sertã pelos 69 anos da sua fundação.”

João Lobo, Manuel Luis Farinha e Pedro Amaro

João Lobo, Manuel Luis Farinha e Pedro Amaro

Pedro Amaro e o Bolo de Aniversário

Pedro Amaro e o Bolo de Aniversário

Nota do Director: A nossa outra CASA, a Casa da Comarca da Sertã, celebrou o 69º aniversário. Convidados para o evento, não nos foi possível estar presentes por razões que o Presidente Pedro Amaro conhece. No, entanto, nesta oportunidade, saudamos tão importante aniversário e a sorte de ter Pedro Amaro como Presidente. Força Presidente.

PF

 

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Oleiros, Proença-a-Nova, Vila de Rei com as tags . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *