Capitão de Abril, Vasco Lourenço, recorda a revolução

Capitão de Abril, Vasco Lourenço, recorda a revolução

POR CRISTINA VALENTE

A Junta de Freguesia de Castelo Branco realizou no dia 30, uma conferência ainda comemorativa do 25 de Abril, com a presença de Vasco Lourenço.

O Capitão de Abril, natural da Lousa, recordou os dias que antecederam a revolução e o dia 24 de Abril de 74, quando se encontrava nos Açores, “para onde fui destacado“.

Apesar de Portugal viver momentos complicados, Vasco Lourenço afirma que é inquestionável que o país é hoje totalmente diferente, “para melhor” do que era há 41 anos.

Já se esteve melhor, ao longo destes anos, muitas coisas que melhoraram têm vindo a perder-se, mas ainda há uma diferença abissal em relação ao que existia em Portugal. Só quem viveu nesses tempos, de um desenvolvimento zero, pobreza e analfabetismo enorme, de falta das liberdades mais elementares, de guerra, só quem viveu ai é que sabe o que era o país” afirma Vasco Lourenço.

O poder autárquico é uma das conquistas de Abril, que Vasco Lourenço considera importante, “também tem feito algumas asneiras, mas tem contribuído de uma forma decisiva para o avanço do país“.

Jorge Neves, Presidente da Junta de Freguesia de castelo Branco, promotora da iniciativa, diz que cabe também às autarquias locais, fazer os possíveis para recordar esse momento histórico, da história recente do nosso país, “temos que honrar a a memoria e acima de tudo a ação destas pessoas que lutaram, para que hoje possamos estar um pouco melhor

Vasco lourenço e Jorge Neves

Vasco lourenço e Jorge Neves

 

 

 

 

 

 

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Castelo Branco, Destaques com as tags . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *