Monsanto recebe Festa da Divina Santa Cruz em 2 e 3 de Maio

Vila Templária de Monsanto recebe Festa da Divina Santa Cruz

Uma ceia medieval, onde marcará presença D. Afonso Henriques e não faltará vinho, febras na brasa, arraial, falcoaria e danças medievais, é uma das principais propostas da Festa da Divina Santa Cruz (inscrições: 967 033 102 / 966 515 449).

O banquete acontece no sábado, integrado numa das melhores Feiras Medievais do país, que promove uma empolgante “viagem no tempo”, 2 e 3 de maio, em Monsanto.

Esta aldeia histórica retorna aos tempos de Vila Templária e, vestida a rigor, respira história, tradição e todo o património cultural daquela que é considerada a “aldeia mais portuguesa de Portugal”.

Torneios de armas a cavalo, recriações históricas, saltimbancos, trovas e danças populares, assalto ao castelo, malabares de fogo, mercado medieval, cortejos pelas ruas do burgo, jogos e tasquinhas de “comeres e de beberes” transportam os visitantes à época medieval, num cenário ímpar para se viver e sentir a história.

A tarde de sábado é ainda abrilhantada pela emissão em direto do programa “Aqui Portugal” (RTP1), a partir de Monsanto, com muita música, alegria e rostos bem conhecidos dos portugueses.

A enriquecer esta viagem medieval estão os festejos tradicionais da população local, em homenagem à heroica resistência no cerco ao Castelo, que oferecem uma excelente oportunidade para descobrir ou revisitar os seus usos, costumes e tradições.

Um passeio no domingo levará os visitantes a descobrir os encantos das duas aldeias históricas do concelho de Idanha-a-Nova – Monsanto e Idanha-a-Velha (inscrições: 965 461 858).

A Festa da Divina Santa Cruz é organizada pelo Município de Idanha-a-Nova e pela União das Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha.

Monsanto em festa

Monsanto em festa

 

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Destaques, História, Idanha-a-Nova com as tags . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *