Vera Cruz de João Morgado é apresentado dia 26, às 17H00 no Museu Judaico de Belmonte

Momento alto em Belmonte

Domingo, dia 26, pelas 17h00, apresentação da obra VERA CRUZ,no Auditório do Museu Judaico de Belmonte, integrado na Semana do Brasil e nas Festas da Vila.

João Morgado

João Morgado

O romance biográfico de Pedro Álvares Cabral, nascido em Belmonte, será apresentado pela Doutora Cristina Vieira, docente da UBI e especialista em literatura e romances históricos.

Entre outras entidades, a cerimónia contará com a presença do Presidente da Câmara de Belmonte, António Rocha, do Embaixador do Brasil em Portugal, Dr. Mario Vilalva, do Prefeito de Ouro Preto, de uma comitiva de Educação e Turismo de Porto Seguro que inclui elementos da tribo dos índios Pataxó

Critica de Miguel Real (Criticos e Escritor)

«Em momento de declínio da moda literária do romance histórico (…) o autor continua, com probidade, a visão de Alexandre Herculano, fundador do romance histórico em Portugal, sobre a confecção rigorosa deste género literário: verosimilhança ou similitude na história, no desenho das personagens e no enredo definidor da acção, e fidelidade aos documentos da época.

Assim deve ser entendido o enquadramento estético de Vera Cruz, ao qual acresce a imaginação portentosa de João Morgado, um léxico histórico prodigioso, fruto do convívio com os textos, e um domínio espantoso do detalhe histórico ao longo dos séculos XV e XVI (…)

Com efeito, na fabulação do romance histórico de qualidade, não menos importantes são a verosimilhança e a fidelidade que a imaginação. Rapidamente o leitor se dá conta coexistirem as três em abundância no romance ora publicado, sem que nenhuma delas suplante as restantes. Dificilmente se pode pedir mais a um romance histórico»

****

VERA CRUZ – SINOPSE

D. Manuel sonha com um império. Precisa de homens que saibam dominar os oceanos, descobrir terras, submeter povos e amealhar as mais variadas riquezas.

Pedro Álvares Cabral é escolhido para comandar a maior frota do reino, rumo às especiarias do Oriente.

Uma viagem tortuosa, mas que acabou em glória, com muitos proventos e a descoberta de um novo mundo – VERA CRUZ. Casualidade ou intencionalidade?

Terá o capitão-mor desobedecido ao rei? E obedecido a quem?

O que conhece de Pedro Álvares Cabral?

Que descobriu ou achou Vera Cruz, hoje, Brasil?

Isso foram apenas dez dias na sua vida…

Sabe que era um homem culto para a época?

Que tinha uma rivalidade com Vasco da Gama?

Que aportou em quatro continentes?

Que após uma traição dizimou uma cidade inteira na Índia?

Que casou com uma mulher que era neta dos reis de Portugal e de Castela?

Que morreu em Santarém desiludido com o reino?

Vera Cruz de João Morgado

Vera Cruz de João Morgado

Veja entrevista do autor na RTP

http://www.rtp.pt/play/p1630/e192474/ha-tarde

 

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Belmonte, Comunidades, Destaques com as tags . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *