Domingo é dia de ciclismo em Castelo Branco

Domingo é dia de Ciclismo em Castelo Branco

No próximo domingo, dia 19, Castelo Branco vai ser palco de duas provas de ciclismo. A primeira prova da Taça de Portugal Cadetes Liberty Seguros – Zona B está marcada para as 11 horas, com partida e chegada na Avenida Nuno Álvares, junto ao Posto de Turismo.

No mesmo local irão partir, às 14H30, os atletas que vão participar no 1.º Prémio de Ciclismo da Freguesia de Castelo Branco / BeiraNews.

Esta é uma prova destinada aos federados juniores, que vai percorrer a região, nomeadamente na freguesia de Castelo Branco, na União de Freguesias Cebolais de Cima/Retaxo e na freguesia de Salgueiro do Campo, sendo um percurso de 105 quilómetros (km).

Ao longo desta mais de centena de quilómetros, os ciclistas vão passar por três metas volantes e uma de montanha, sendo que, serão atribuídos prémios aos primeiros e segundos classificados de cada meta.

Os ciclistas, que em média têm 17 e 18 anos, partem de Castelo Branco, deslocam-se até Salgueiro do Campo, onde existirá a primeira meta volante da prova, aos 11 km, junto ao cruzamento para o Juncal do Campo. A prova segue em direção a Chão da Vã, onde irá fazer a ligação para a zona dos Vilares, por Camões, numa estrada pouco utilizada, mas, de acordo com Agnelo Quelhas, Presidente da Associação de Ciclismo da Beira Interior, “está com um piso perfeito, porque é uma estrada recente”.

Daí virá até Castelo Branco, pela subida da Taberna Seca, onde irá existir a meta de montanha, aos 23 km. Os ciclistas passam por Castelo Branco e pedalam até Lentiscais onde existirá uma meta volante, aos 59 km. A prova segue em direção a Alfrívida, Perais, posteriormente, os jovens ciclistas vão apanhar a estrada de Vila Velha de Ródão, a EN18. Passam por Cebolais de Baixo, Retaxo, e a última meta volante estará entre Retaxo e Cebolais de Cima. Passando esta última meta volante, situada aos 91 km, os federados juniores regressam a Castelo Branco pela Avenida 1.º de Maio, passam pelas Tílias, seguem em direção à estação ferroviária, onde viram à esquerda para o último sprint até à meta na Avenida Nuno Álvares, alcançando assim os 105 km.

Já com um número considerável de inscritos, Jorge Neves, Presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, informou que esta prova “insere-se na inovação e diversificação das atividades da Junta de Freguesia”. De acordo com o autarca, a organização aproveita assim a logística da primeira prova da Taça de Portugal Cadetes Liberty Seguros – Zona B.

Segundo informou Agnelo Quelhas, a prova terá uma duração de “sensivelmente três horas”.

O Presidente da Associação de Ciclismo da Beira Interior está confiante que 1.º Prémio de Ciclismo da Freguesia de Castelo Branco / BeiraNews irá contar com cerca de uma centena de atletas.

Assim, das 11 horas até ao final da tarde, a cidade albicastrense e a zona envolvente vão poder assistir a duas provas de Ciclismo de Estrada que, de acordo com Agnelo Quelhas, fazem “parte da estratégia da associação”.

“Promover o desporto jovem e trazer para a nossa região estes eventos para chamar os jovens de forma a criar equipas. O Ciclismo de Estrada é uma modalidade que, em termos de logística e financeira, é mais exigente, ainda não temos nenhuma equipa, mas vamos criar”, avançou.

Ciclismo em CB

Ciclismo em CB

 

 

 

 

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Castelo Branco, Desporto, Destaques com as tags . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *