Combate ao nemátodo trava-se em Oleiros

Europa quer travar doença do pinheiro bravo em Portugal

Grupo de peritos da Comissão Europeia visitou os trabalhos do ICNF em Oleiros para combate ao nemátodo

Um grupo de peritos europeus, especialistas na doença do nemátodo do pinheiro bravo, esteve no passado dia 25 de março em Oleiros a visitar o trabalho que o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), com o apoio do Município de Oleiros, tem realizado no âmbito da erradicação desta doença.

A liderar a comitiva, composta por especialistas de vários países comunitários, estava uma responsável da Comissão Europeia, Pascal Metez, a qual considerou esta deslocação “importante para verificar o que pode ser feito para conter a doença em Portugal e para que o país possa manter a sua floresta de pinho”.

Na visita foi ainda possível verificar as técnicas utilizadas e os resultados obtidos numa zona onde, segundo os peritos, “a situação seria muito mais grave se não existisse um trabalho de ataque permanente ao nemátodo”.

Com a vinda a Portugal do grupo de especialistas, a Comissão Europeia demonstra o seu empenho em encontrar novas soluções para não deixar que a doença se propague pelo território.

Especialistas em Oleiros

Especialistas em Oleiros

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Ciência, Destaques, Oleiros. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *