Economia cívica em Vila Velha de Ródão avança

Vila Velha de Ródão

Apresentação de Iniciativa Economia Cívica aos parceiros locais

Teve lugar na passada terça-feira, 24 de março, na Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, a reunião com as entidades que irão integrar a Comunidade para a Economia Cívica de Vila Velha de Ródão.

Presidiram à reunião o Presidente da Câmara, Luís Pereira, membro do Conselho de Administração do Consórcio da IEC (Iniciativa Economia Cívica) e Maria do Carmo Marques Pinto, Chefe do Consórcio IEC.

O Programa de Inovação Societal e Mudança da IEC, foi apresentado por Luis Ferreira, CEO da IEC.

Esta iniciativa decorre de um conjunto de ações que integram o plano de concretização e desenvolvimento da Economia Cívica Portugal e neste dia os parceiros locais: instituições de solidariedade social, empresas com uma política de responsabilidade social e entidades oficiais e associativas de Vila Velha de Ródão, assistiram à apresentação deste projeto cujo modelo de desenvolvimento é baseado na ideia da co-criação colaborativa entre o setor público, a economia privada, a economia social e a cidadania.

Pretende-se que deste conceito inovador resulte numa economia de interesse geral que vai procurar gerar respostas de bens e serviços com o objetivo primordial de melhorar a vida das pessoas.

Este programa de Inovação será validado pela cidadania, que elegerá um seu representante para a Comunidade e que, apesar de ter uma duração de 7 anos, se ambiciona continue a trabalhar e a produzir resultados por muito mais tempo.

Luís Pereira, presidente da autarquia, iniciou os trabalhos salientando a importância da adesão do Município de Ródão à Iniciativa para a Economia Cívica referindo que “uma das grandes mais-valias que vejo nesta iniciativa é termos a oportunidade de nos sentarmos a uma mesa e em conjunto procurarmos soluções para o nosso território.

Pensamos que é importante para o concelho, para a região e para os municípios que aderiram a este programa inovador, passarmos por cima de situações que nos são oferecidas já formatadas e termos, nós, a possibilidade e a capacidade de desenhar as soluções e de procurar as soluções para os nossos problemas.”

Maria do Carmo Pinto congratulou-se com o envolvimento das instituições que compareceram à reunião e destacou a importância dos activos presentes, cujo contributo será fundamental para identificar os problemas e apontar os caminhos para as soluções mais efectivas.

Recorde-se que no dia 25 de janeiro realizou-se, no Fundão, a cerimónia pública de assinatura do Acordo de constituição da Associação para a Economia Cívica Portugal onde foi apresentada esta Iniciativa para a Economia Cívica e assinado o acordo de adesão do Município de Vila Velha de Ródão ao Consórcio.

No dia 6 de Abril, em Ródão, será protocolada a constituição da Comunidade para a Economia Cívica de Vila Velha de Ródão que irá integrar a Rede de Comunidades para a Economia Cívica locais, a constituir em cada um dos municípios aderentes.

Após esta constituição terá lugar a sessão de mobilização, prevista para o dia 23 de Abril, onde os cidadãos serão convidados a conhecer a Iniciativa e a designar o seu representante que terá assento na Comunidade Para a Economia Cívica Local.

No âmbito do Programa Portugal 2020 que cria mecanismos de apoio favoráveis ao desenvolvimento de iniciativas colaborativas, Vila Velha de Ródão pretende reunir condições para apoiar projetos de inovação e empreendedorismo, nomeadamente na área social.

Estiveram presentes: Representantes do município de Vila Velha, das Juntas de Freguesia, Agrupamento de Escolas, da Adraces, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, Associação de Estudos do Alto Tejo, Santa Casa da Misericórdia, Gafoz, Sociedade Fratelense, Celtejo, Herdade da Urgueira, GNR.

Parceiros

Parceiros

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Comunidades, Destaques, Vila Velha de Ródão com as tags . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *