Oleiros aprovou o Plano de Defesa da Floresta contra incêndios

Reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Oleiros aprova POM e revalida PMDFCI

POM de Oleiros é o primeiro a ser aprovado em 2015 no distrito

Realizou-se no passado dia 19 de Março, no Auditório da Casa da Cultura de Oleiros, a primeira reunião de 2015 da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (CMDFCI) de Oleiros, na qual foi apresentado e aprovado por unanimidade o Plano Operacional Municipal (POM) de Defesa da Floresta Contra Incêndios referente ao corrente ano.

Esta aprovação é a primeira do distrito e refere-se a um documento elaborado pelo Gabinete Técnico Florestal do Município que congrega o planeamento anual de todos os meios envolvidos no dispositivo DFCI durante o período crítico.

Como nota adicional nesta edição do POM, foi referida a incorporação de uma nova viatura afeta à Junta de Freguesa de Mosteiro, a qual irá reforçar o dispositivo, nomeadamente no que se refere à vigilância do território durante a época de incêndios florestais.

PMDFCI de Oleiros (2015-19) já foi apresentado

Comissão aprova a construção e 14 pontos de água

Nesta primeira reunião de 2015 da Comissão Municipal DFCI foi apresentado o Plano Municipal DFCI de Oleiros referente ao período de 2015-19. Após a sua apresentação, foi aprovado por unanimidade o envio deste documento para o ICNF, entidade à qual caberá a sua aprovação. Relembra-se que está em vigor o PMDFCI 2013-17, sendo a nova edição uma revisão e ajustamento do período de planeamento para 2015-19.

Este plano elaborado na íntegra pelo Gabinete Técnico Florestal do Município tem como objectivos principais promover a gestão florestal e intervir preventivamente em áreas estratégicas; sensibilizar e educar a população; fomentar o conhecimento das causas dos incêndios e das suas motivações; articular os sistemas de vigilância e de detecção com os meios de 1.ª intervenção; adequar a capacidade de 1.ª intervenção; melhorar a eficácia do rescaldo e vigilância pós-incêndio; recuperar e reabilitar ecossistemas e operacionalizar a própria CMDFCI.

No âmbito do PMDFCI, foi aprovada por esta Comissão a localização e construção 14 pontos de água (13 reservatórios e 1 açude), tirando partido da abundância em recursos hídricos nos locais considerados.

Nesta reunião foi também aprovado o Plano de Fogo Controlado para a execução de algumas das parcelas da Rede Primária de Faixas de Gestão de Combustível.

Plano Defesa Floresta

Plano Defesa Floresta

 

 

 

 

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Bombeiros, Destaques, Oleiros com as tags . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *