Dia Mundial da Árvore ceelebrado em Vila Velha de Ródão

O Dia Mundial da Árvore ou da Floresta comemora-se no dia 21 de Março mas, na véspera, no primeiro dia de primavera, a Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão associa-se às comemorações da cada vez mais pertinente e significativa efeméride e programou, em colaboração com o Agrupamento de Escolas local, uma iniciativa de plantação de árvores, envolvendo e mobilizando cerca de 100 crianças do jardim-de infância e do 1º ciclo.

Neste dia festivo, especialmente vocacionado para a sensibilização das crianças, para as questões do ambiente e da proteção da natureza, a plantação de árvores foi programada para o Cabeço das Pesqueiras, local nobre de Vila Velha de Ródão e onde o município está a desenvolver um amplo projeto de remodelação dos espaços públicos, destinados a proporcionar à Vila Velha de Ródão um espaço com a centralidade que a sede do concelho não possuía e que se justifica pelas condições existentes, propiciadoras da prática de actividades comerciais, de recreação e de lazer.

A iniciativa da autarquia foi apadrinhada e acompanhada in loco pelo executivo camarário e proporcionou às crianças, neste último dia das atividades letivas do 2º período, a plantação de cerca de 30 árvores, nos espaços estruturados e previamente definidos no projeto de valorização do local. A alegria contagiante das crianças, a forma motivada como estas abraçaram a actividade, o envolvimento da direcção do Agrupamento e dos professores responsáveis e a colaboração dos serviços de jardinagem da Câmara Municipal, contribuíram para o sucesso desta iniciativa comemorativa, carregada de especial simbolismo e cuja mensagem é especialmente determinante para o processo de formação das crianças.

O local escolhido para a iniciativa, a forma viva e entusiástica como as crianças se envolveram e o significado da data, mereceram da parte de Luís Pereira, presidente da edilidade, o renovar do compromisso de mobilização da comunidade rodense para a participação e dinamização de projectos de valorização comunitária.

A GNR associou-se às comemorações deste dia tendo oferecido e participado na plantação de dois carvalhos, espécie autóctone de grande nobreza e de especial significado ecológico.

Luís Pereira, Presidente

Luís Pereira, Presidente

Dia da Árvore

Dia da Árvore

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Vila Velha de Ródão com as tags , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *