Sertã acolhe importante Exposição a partir de 28 de Março

Exposição de pintura

28 de Março a 27 de Setembro 

De 28 de Março a 27 de Setembro o Ateliê Túllio Victorino, em Cernache do Bonjardim, acolhe mais uma exposição de quadros de Túllio Victorino e Tito Vitorino.

Da exposição fazem parte obras dos dois pintores, pai e filho, provenientes de diversas coleções particulares e de entidades como Clube da Sertã, Clube Bonjardim, Museu José Malhoa, Museu Francisco Tavares Proença Júnior e do património do próprio Município da Sertã.

A exposição será aberta oficialmente no dia 28 de Março, a partir das 21 horas e contará com a atuaçãodo Grupo Coral do Sertanense.

A exposição poderá ser apreciada até 27 de Setembro, de quarta a sexta-feira das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas e sábados e domingos das 14 às 19 horas.

Refira-se que esta é a terceira exposição que reúne quadros de Túllio e Tito Victorino promovida pela Câmara Municipal da Sertã.

No ano passado a autarquia promoveu uma exposição de quadros de Túllio Victorino e do seu mentor, José Malhoa.

Túllio da Costa Victorino nasceu a 14 de dezembro de 1896, em Cernache do Bonjardim. Frequentou a Escola de Belas Artes em Lisboa, transitando depois para a Escola de Belas Artes do Porto. Pintor impressionista, aluno de Columbano Bordalo Pinheiro, recebeu influência do mestre Malhoa.

Ao pintar, procurava estabelecer um diálogo entre a sua alma e a da própria paisagem. Participou em inúmeros exposições individuais e coletivas. Faleceu na sua casa-ateliê, em Cernache do Bonjardim, em 23 de março de 1969.

Tito Príncipe Victorino nasceu em Cernache do Bonjardim, Sertã, a 17 de agosto de 1921. Fez os seus estudos secundários no Colégio Académico, em Lisboa. Recebeu lições de pintura de seu pai, o pintor Túllio Victorino. Partiu para Angola em 1946, tendo vivido em Luanda até 1961. Ali exerceu a sua atividade profissional no Banco de Angola, durante 15 anos e deu expressão à sua faceta de pintor.

Participou em diversas exposições individuais em Angola e Portugal.

Faleceu em Coimbra a 22 de Outubro de 1988.

Túllio e Tito Vitorino

Túllio e Tito Vitorino

 

 

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Educação, Sertã com as tags . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *