Castelo Branco celebra hoje 244 anos

Castelo Branco está de parabéns

Cidade notável, charneira numa região laboriosa, amigável, está hoje dotada de infraestruturas modernas, actuais, do ponto de vista da vida do dia-a-dia mas também da fruição cultural.

Liderada de forma dinâmica por Luís Correia, celebra com pompa uma data incontornável.

Castelo Branco foi elevada ao estatuto de cidade por E-Rei Dom José em 20 de Março de 1771, mas a sua origem é anterior. O primeiro documento que a menciona é de 1182 aquando foi contemplada com a Ordem do Templo,dos Templários portanto.

Em 1213 obteve o primeiro Foral atribuído por Pedro Alvito e, foi El-Rei Dom Manuel I em 1510 que lhe atribuiu novo Foral e a elevou a Vila em 1642.

Uma data desta importância teria de ser assinalada condignamente. Por isso, o Executivo Municipal criou um programa notável que além da Sessão Solena às 15H00 nos Paços do Concelho, oferece uma projecção de Vídeo Mapping sobre a cidade à noite ( 22H30 no Campo Mártires da Pátria) e na Sessão Solene, Castelo Branco assina um Protocolo de cooperação com a vizinha Fundão, assinado pelos  presidentes Luís Correia e Paulo Fernandes

O programa contempla acções culturais, tais como um momento de Viola Beiroa através da Orquestra do mesmo nome e, à noite, a partir das 21H30 no CineTeatro Avenida a apresentação do espectáculo Amato criado por Marcos Barbosa com música original de Manuel Fúrias e os Náufragos.

Outras intervenções são esperadas com expectativa como a do Grupo de Teatro Váatão ( Teatro de Castelo Branco) e o Tramóia e ainda a Banda Filarmónica Cidade de Castelo Branco e do Conservatório Regional de Castelo Branco.

Castelo Branco

Castelo Branco

Paulo Fernandes

Paulo Fernandes

Presidente Luís Correia

Presidente Luís Correia

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Castelo Branco, Destaques com as tags . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *