A grande festa dos VII Trilhos da Açafa

Trilhos da Açafa VII – Uma grande festa… uma jornada de grandes emoções em BTT

Vila Velha de Ródão ganhou um especial colorido com a presença de 300 adeptos do BTT e respetivos acompanhantes, que compareceram para participar em mais uma edição, a sétima, dos Trilhos da Açafa. O Campo de Feiras viveu um momento de festa e de especial animação e mobilizou da parte da organização, da responsabilidade do Centro Desportivo Recreativo e Cultural da localidade, uma equipa de mais de 60 voluntários. Esta foi a realidade a que Vila Velha de Ródão assistiu no dia 8 de Março de 2015, por ocasião do Passeio em BTT, “Trilhos da Açafa VII”.

No Dia Internacional da Mulher, efeméride que não foi esquecida, Ródão vestiu-se de cor e animação.

Vindos de inúmeros pontos do país, os participantes na manhã de domingo inundaram o Campo de Feiras de Vila Velha de Ródão transmitindo àquele belo espaço, com vista privilegiada para o Tejo e as Portas de Ródão, um colorido e um movimento pouco habituais.

As bicicletas de todo o terreno mais pareciam “máquinas de guerra” prontas para afrontar percursos fisicamente exigentes mas atrativos pelas paisagens que os enquadram e pelo pitoresco das aldeias que atravessaram. Os condutores destas máquinas sofisticadas, algumas a incorporar materiais de tecnologia espacial, estavam preparados para enfrentar as dificuldades que iam encontrar, mas conscientes de que tinham uma organização atenta e a zelar para que tudo corresse bem.

Este passeio era composto dois percursos, definidos em função do objetivo de receber os diferentes perfis de utilizadores da bicicleta. O traçado mais longo, composto por 65 Km, tinha um coeficiente de dificuldade mais elevado, em função da sua extensão e dos maiores desníveis que se impunha ultrapassar. Como complemento às dificuldades inerentes à distância, foram os participantes presenteados com algumas preciosidades: estamos a falar de caminhos de pé posto, veredas ladeadas por muros de xisto que dão um toque de diferença aos nossos percursos.

O percurso deste ano privilegiou as freguesias de Vila Velha de Ródão, Perais e Sarnadas de Ródão e foi definido com a preocupação de que as populações pudessem desfrutar da passagem dos atletas e dar-lhes o seu apoio, especialmente nos locais de abastecimento, situados em Alfrívida e Cebolais de Baixo.

Registamos a enorme satisfação com a presença nos Trilhos da Açafa, de Paulo Ferreira, atleta que em 1984, após uma fuga de 200 quilómetros, venceu a Etapa Béthune e Cergy-Pontoise da Volta à França, dedicando a vitória ao malogrado Joaquim Agostinho, falecido dois meses antes e que considerava ser “o pai da equipa”.

Aos acompanhantes, maioritariamente do sexo feminino, foi proporcionada uma viagem pelos locais mais emblemáticos do concelho, périplo recheado de História e histórias, guiado por quem conhece as raízes mais profundas da Terras de Ródão.

São estas particularidades que a organização prima por proporcionar em cada uma das edições, e que resultam de um profundo conhecimento da região e da riqueza do património natural e construído. Para encerrar o evento foi servido o almoço com a qualidade que nos caracteriza e que constitui o melhor prémio para quem quer regressar a casa com a satisfação do dever cumprido.

A realização de um evento com esta envergadura só se tornou possível pelo empenho de um grupo de voluntários conhecedores e motivados e pelos apoios recebidos da Câmara Municipal, Juntas de Freguesia e empresas do concelho.

Com esta equipa e com esta forma de trabalhar damos o nosso contributo para a valorização do concelho de Vila Velha de Ródão e das suas instituições, promovendo o seu território como destino de qualidade para a realização de iniciativas de turismo ativo e de natureza.

Trilhos da Açafa

Trilhos da Açafa

Trilhos em V V Ródão

Trilhos em V V Ródão

 

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Desporto, Destaques, Vila Velha de Ródão com as tags . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *