Deputada Hortense Martins na Sessão os Jovens Deputados de Castelo Branco

Notícia em actualização

Ambiente fantástico em Oleiros revelou futuros Quadros

A sessão, muito participada e envolvente, mostrou jovens já capacitados e conscientes das responsabilidades.

O Parlamento Jovem funcionou com profissionalismo e muitas intervenções mostraram estrutura organizativa, capacidade de intervenção, isso mesmo disse Hortense Martins ao nosso jornal num dos intervalos, tal como o Presidente da Câmara Fernando Marques Jorge que revelou para breve Colóquios sobre empreendedorismo para jovens de forma a mobilizar os mesmos e rasgar horizontes.

Com o Centro Cultural cheio, concentrado, um destaque para a Jovem Presidente que esteve “dominadora” e profundamente organizada.

Valeu a pena.

Uma palvra para a Equipa de Coordenação das acções que se tem desenvolvido em diferentes concelhos, estão de parabéns.

Coordenadores

Coordenadores

O que se viu nesta sessão, prenuncia uma sessão final nacional de enorme nível a que não deixaremos de assistir.

Uma palavra também, justa, para os Deputados Séniores ( nesta sessão esteve Hortense Martins, Vice-Presidente da Bancada Parlamentar do PS) que emprestam a sua experiência e conhecimentos e galvanizam os jovens como foi evidente em Oleiros.

mesa inicial

mesa inicial

Sessão Distrital de Castelo Branco Sessão realizada no Auditório da Casa da Cultura de Oleiros  Ensino Básico Os Deputados do círculo de Castelo Branco apresentam à Assembleia da República as seguintes recomendações:

1. Alterar a legislação sobre a constituição das turmas relativamente ao número de alunos (número mínimo e máximo) mantendo as mesmas heterogéneas, ou seja, com diferentes níveis de conhecimento.

Jovem Presidente da Mesa

Jovem Presidente da Mesa

    

  1. Criar centros de estudo nos edifícios escolares para que os alunos, após o terminus das atividades escolares, se possam deslocar e serem acompanhados por professores tutores, sendo de carácter obrigatório para alunos em anos de exame. 

    Trabalhos em curso

    Trabalhos em curso

3. Por intermédio de especialistas, em horário pós laboral e/ou durante o fim de semana, proporcionar sessões de presença voluntária de esclarecimento para ajudar os pais a melhor saberem apoiar os seus filhos nos estudos. Nome das escolas e deputados eleitos para a sessão nacional.

Escolas efetivas:

1. Escola Básica Serra da Gardunha, Fundão 

Concentração

Concentração

Deputados: Pedro Miguel Gonçalves Caniça José Afonso Oliveira Paiva

2. Escola Secundária Campos de Melo, Covilhã Deputados: André Filipe Soares Robalo Júlia Fonseca Borges

3. Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, Castelo Branco Deputados:

Marta Fernandes Ferrão Pereira Sara Isabel da Silva Robalo Escolas suplentes

1. Escola Básica Afonso de Paiva, Castelo Branco Deputados: João Patrício Juliana Amado

2. Escola Básica Padre António Lourenço Farinha, Sertã Deputados: Rita Margarida de Medeiros Teixeira Vasconcelos Nunes Lucas Manuel Antunes Domingos Porta voz  – Marta Fernandes Ferrão Pereira

Proposta de tema para o próximo ano:

A adoção por casais homossexuais.

Deputada Hortense Martins na Sessão Distrital de Castelo Branco do Ensino Básico – 3 de março em Oleiros.

A deputada Hortense Martins vai participar  na Sessão Distrital de Castelo Branco do ensino básico, cujo tema em debate é “Combate ao insucesso escolar” e que se irá realizar na Casa da Cultura em Oleiros. As Sessões Distritais/Regionais do Parlamento dos Jovens proporcionam aos alunos eleitos nas escolas de determinado distrito ou região autónoma a vivência de uma sessão parlamentar com uma metodologia de debate semelhante à da Assembleia da República.

O seu objetivo é debater e aprovar o projeto de recomendação do círculo e eleger os jovens deputados e respetivo porta-voz à Sessão Nacional.

Informações úteis Local da Sessão:

Auditório da Casa da Cultura de Oleiros, Praça da República, Oleiros

Horário: início às 09h30

N.º deputados/escolas: nesta Sessão, vão estar presentes 48 jovens eleitos em 12 escolas do distrito. No que se refere à agenda da Sessão, salientamos, como ponto prévio, que a condução dos trabalhos é da responsabilidade de jovens selecionados em reunião especial para o efeito e terá uma cerimónia de abertura, onde estarão presentes, querendo, várias entidades.

A agenda inclui depois um período de perguntas à Senhora Deputada (uma por escola). Estas podem incidir sobre o funcionamento do Parlamento e de outros órgãos do poder político ou sobre qualquer outro tema que os jovens gostassem de ver abordado. Este período não deve exceder 30 minutos. Se desejar poderá obter informações mais detalhadas sobre o programa na página da internet do Parlamento dos Jovens:http://app.parlamento.pt/webjovem2015/index.html.

A participação nesta sessão distrital segue-se à realização de debate com a deputada Hortense Martins  em várias concelhos, nomeadamente: Sertã, Castelo Branco, Alcains- Castelo Branco, Tortosendo- Covilhã e Teixoso- Covilhã que foram realizadas, ao nível do ensino básico “Combate ao insucesso escolar” e “Ensino público e privado: que desafios? ” no secundário.

Foi assim mais uma vez, “com enorme gosto, esta promoção da proximidade da AR aos jovens e à comunidade escolar, discutindo assuntos de grande interesse, tanto ao nível dos referidos como questões de atualidade do interesse dos jovens, que assim demonstram o seu empenho no exercício de uma cidadania ativa.” Este ano participaram 787 escolas, tendo ultrapassado o número do ano anterior, que foi de 760. Relembro o enorme sucesso deste programa que envolve, tantos professores e alunos , o que sem dúvida é de registar, sabendo que se iniciou com 130 escolas no ano de 2004/2005 e no qual sempre me envolvi com enorme interesse, recolhendo um feedback muito positivo por parte das escolas que participam.

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Castelo Branco, Destaques, Educação, Oleiros com as tags , , , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *