D. Manuel Clemente, Cardeal culto, aberto, fraterno

D. Manuel Clemente já é Cardeal

Foi o segundo da lista a receber a distinção

A cerimónia de posse dos novos cardeais iniciou-se com uma saudação do Papa Francisco ao primeiro cardeal da lista – o francês Dominique Mamberti – em nome de todos, seguindo-se uma oração e a leitura do Evangelho.

O Papa Francisco fez a leitura da “fórmula de criação” e disse em latim os nomes dos cardeais, que fazeram nesta altura a profissão de fé e o juramento de fidelidade e obediência ao pontífice.

Seguiu-se a imposição do barrete cardinalício aos novos cardeais.

Manuel Clemente foi o segundo a receber o barrete, que representa a dignidade do cardinalato e simboliza a prontidão para agir “com coragem, até à efusão do sangue” na defesa da fé, paz e bem-estar dos cristãos “e pela liberdade e expansão” da Igreja de Roma.

O anel evoca as colunas da Basílica de São Pedro, a cruz e os apóstolos Pedro e Paulo e representa “o reforço do amor pela Igreja“.

Esta tarde na Embaixada de Portugal em Roma será homenageado pela comunidade portuguesa e autoridades.

D. Manuel Clemente, Cardeal

D. Manuel Clemente, Cardeal

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Igreja católica com as tags , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *