Tertúlias em Proença-a-Nova todas as terceiras 5ªs feiras de cada mês

Tertúlia

O ciclo de tertúlias iniciou este novo ano com a temática “A Assistência Médica em Proença-a-Nova no século XX” e o bar do Hotel das Amoras recebeu cerca de 40 pessoas para ouvir e partilhar o seu testemunho sobre as diferentes fases por que passou a Assistência Médica no nosso concelho.

Do início do século até aos dias de hoje a conversa acompanhou o percurso do acesso aos cuidados médicos que os habitantes do concelho tinham.

No início do século os recursos disponíveis eram escassos e a medicina era certamente exercida com paixão semelhante à de hoje, mas enfrentava grandes desafios. O isolamento das populações, a pobreza e falta de recursos dos doentes eram o dia-a-dia do médico, que muitas vezes se deslocava de cavalo, por caminhos sinuosos.

Era frequente o pagamento da consulta ao domicílio ser feito em géneros alimentícios ou o médico trabalhar pro bono e no final da consulta ainda deixar à família algum dinheiro que levasse com ele no bolso.

O pós 25 de abril também se sentiu no que aos cuidados médicos diz respeito e Proença-a-Nova chegou mesmo a dispor de três instituições de saúde em funcionamento simultâneo, nomeadamente os serviços médicos sociais ou a Caixa de Providência, o Hospital e a Casa do Povo.

Entre os tertulianos foi fácil encontrar pessoas diretamente ligadas à área da saúde, como médicos, enfermeiros, funcionários administrativos, auxiliares de ação médica, quer no ativo ou já reformados.

Houve também o testemunho fundamental dos familiares e amigos de alguns médicos que passaram pelo nosso concelho como as filhas dos médicos Dr. Acúrcio Castanheira e Dr. Eugénio Ferreira de Matos ou o filho do Dr. Manuel Rodrigues Paisana, também ele médico em Proença-a-Nova e moderador nesta Tertúlia, o Dr. António Paisana, relembraram-se ainda, algumas histórias do Dr. Álvaro da Cunha nos Montes da Senhora.

As tertúlias realizam-se mensalmente, na terceira quinta-feira de cada mês. No próximo mês, “A banca e os serviços no século passado” será o tema abordado.

* Com Magda Ribeiro em Proença-a-Nova

Tertúlias em Proença

Tertúlias em Proença

Tertúlias

Tertúlias

 

 

 

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Proença-a-Nova com as tags . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *