Secretário de estado da Administração Local na Sertã

Secretário de Estado da Administração Local encerrou Jornadas

A Capela do Convento de Santo António, na Sertã, registou lotação esgotada aquando da realização das Jornadas Técnicas Locais – “Reabilitação de Edifícios”, na tarde do passado dia 8 de Janeiro, cuja sessão de encerramento contou com a presença do Secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro.

A sessão abertura contou com a presença de Ana Abrunhosa, Presidente da Comissão de Coordenação da Região Centro.

Promovida conjuntamente pela Universidade de Coimbra e pelo Município da Sertã, esta iniciativa congregou a formação, a prática e o debate, numa sessão dirigida à comunidade técnica ligada ao sector da reabilitação urbana. Em análise estiveram diversos temas ligados à construção sustentável na reabilitação de Centros Urbanos Antigos.

Na sessão de abertura, José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, referiu a importância daquela temática “a qual assume particular relevância no contexto arquitetónico do Concelho da Sertã.

Importa assim “refletir sobre a importância que assume este assunto, principalmente na implementação de medidas técnicas e programas à disposição dos interessados.”

Luís Figueiredo Neves, Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, congratulou-se pela realização das jornadas na Vila da Sertã, sendo o reflexo de uma colaboração estreita entre o Município da Sertã e a Universidade de Coimbra.

No que concerne à área da reabilitação, Luís Neves referiu tratar-se de uma preocupação crescente que se manifesta na criação de licenciaturas e mestrados mais específicos na aquela instituição de ensino superior. Assim, anunciou a abertura de dois novos mestrados no próximo mês de Setembro, no Departamento de Engenharia civil, ligados à reabilitação de edifícios e eficiência acústica e energética para uma construção sustentável.

Ana Abrunhosa, Presidente da Comissão de Coordenação da Região Centro, referiu três razões fundamentais para intervir e co-financiar a reabilitação de edifícios: “reutilizar os edifícios, torná-los mais confortáveis, mais bonitos. Também por uma questão ambiental, torná-los mais sustentáveis, (…) energeticamente mais eficientes, e por uma questão de memória, para preservarmos e valorizarmos o nosso património histórico edificado.” Ana Abrunhosa referiu ainda que o espaço onde decorreram as jornadas, Convento de Santo António na Sertã, era exemplo de todas as razões enumeradas.

Abordou ainda diversas medidas de apoio oriundas de fundos comunitários: energias renováveis nas infraestruturas públicas, eficiência energética na habitação social, intervenção em habitações particulares, entre outras.

Presidente Farinha Nunes discursa

Presidente Farinha Nunes discursa

Secretário de Estado na Sertã

Secretário de Estado na Sertã

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Sertã. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *