Vinho Callum em destaque em Oleiros

Produtores de Callum reúnem-se em jantar vínico

Promovido pelo Município de Oleiros, realizou-se no passado dia 5 de janeiro, um jantar vínico em torno do vinho Callum, um evento que reuniu produtores deste “emocionante vinho histórico” Oleirense, assim como representantes da autarquia local, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC) e da Escola Superior Agrária de Castelo Branco.

A ideia passa por incrementar o volume e a qualidade de produção deste “arcaísmo vitivinícola”, ao mesmo tempo que se pretende obter no futuro um produto uniforme, passível de ser comercializado nos mercados mais exigentes e assim gerar riqueza para o território.

Na ocasião, todos os produtores se mostraram interessados em participar neste empreendimento e foi manifestada a disponibilidade por parte das entidades presentes em prestar o seu apoio técnico no âmbito da valorização deste produto único e genuíno de Oleiros.

Neste ponto do processo, é essencial efetuar um levantamento o mais completo possível de todas as videiras Callum existentes no concelho de Oleiros, de forma a garantir a defesa desta especialidade que se produz tradicionalmente e desde sempre naquele concelho, sendo considerada “um tesouro antropológico” que faz parte do património imaterial concelhio.

Por este motivo, solicita-se aos proprietários de videiras “caluas” do concelho que contactem a autarquia local, através do número 272 680 130, a fim de se proceder ao inventário de todos os exemplares desta casta.

A abrir o novo ano, o evento representou um passo importante para a afirmação deste importante produto endógeno de Oleiros, dando espaço ao diálogo e à partilha de ideias entre todos os intervenientes.

No final, o entusiasmo era geral e foram abertos novos horizontes para a definição de uma estratégia comum em torno desta causa.

Produtores de vinho Callum

Produtores de vinho Callum

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Comunidades, Destaques, Economia, Oleiros com as tags , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *