D. Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa, chega a Cardeal

O Papa Francisco refresca a sua equipa e chama novos Cardeais mais comprometidos com as suas ideias.

D. Manuel Clemente, um ainda Bispo com ideias abertas, comprometido com a inclusão é uma vitória para o próprio, para Portugal e para a Igreja.

Dia 14 de Fevereiro, será investido solenemente em Roma.

Também Cabo Verde, justamente, vê um dos seus chegar a Cardeal.

Quem é D. Manuel Clemente

Nascido e formado no patriarcado de Lisboa, D. Manuel José Macário do Nascimento Clemente foi autor do programa da Renascença “O dia do Senhor”, que esteve todos os domingos no ar ao longo de 12 anos. Este domingo foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco, tornando-se no quarto cardeal português do século XXI (48.º da história) e primeiro a ser designado no actual pontificado. 

Nascido em Torres Vedras, foi ordenado apenas aos 31 anos, uma vez que só entrou para o seminário depois de completar o curso de história na Faculdade de Letras de Lisboa, tendo completado o doutoramento em Teologia Histórica em 1992, pela Universidade Católica Portuguesa.

Depois de ordenado, manteve-se sempre ligado aos seminários e chegou a ser responsável pelo seminário dos Olivais, sucedendo nesse cargo a D. José Policarpo. Em 2000 foi consagrado bispo auxiliar de Lisboa, tendo colaborado muitos anos com o então Patriarca D. José, até ser transferido para o Porto em 2007, ano em que Bento XVI o nomeou bispo do Porto.

D. Manuel Clemente foi ainda colaborador regular de programas de rádio e de televisão, além de ter sido o primeiro bispo português a transmitir uma mensagem de Natal pelo YouTube. É autor de vários livros, alguns sobre história da Igreja, outros mais pastorais. 

Em Outubro de 2012, foi um dos delegados portugueses ao sínodo para a nova evangelização, que se realizou no Vaticano, e desde 19 de Junho de 2013 é presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, eleito pelos seus pares, sendo que anteriormente ocupava a vice-presidência deste órgão. 

Condecorado em 2010 pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo, tinha sido distinguido no ano anterior com o Prémio Pessoa, um dos mais respeitados galardões em Portugal. 

Em Dezembro de 2012 recebeu a Grã-Cruz Pro Piis Meritis, da Ordem Soberana e Militar de Malta. 

É uma figura reconhecida no meio cultural português e foi um dos grandes incentivadores da Pastoral Cultural em Portugal, tendo presidido durante vários anos à respectiva comissão episcopal. Excelente comunicador, é muito respeitado pelos meios intelectuais fora e dentro da Igreja.
 
D. Manuel Clemente tem ligações ao movimento escutista e também às Equipas de Nossa Senhora, um movimento que cultiva a espiritualidade dos casais, tendo assistido duas equipas de casais enquanto estava em Lisboa.

* Com a devida vénia à Renascença.

D. Manuel Clemente

D. Manuel Clemente

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Comunidades, Destaques, Igreja católica, Inclusão. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *