Revisão de fronteiras aproxima Portugal e Espanha

IDANHA-A-NOVA

Portugal e Espanha voltaram a encontrar-se esta sexta-feira, em Idanha-a-Nova, para o ato oficial de revisão de fronteiras entre este concelho português e a zona da raia espanhola.

Esta cerimónia, que se realiza anualmente, enquadra-se no reconhecimento da linha de fronteira entre os dois países, em cumprimento do artigo 25.º do Tratado de Limites de 29 de setembro de 1864.

Foto_Revisão_Fronteiras

Com o objetivo de promover a cooperação entre estas regiões raianas, a iniciativa reúne a Câmara de Idanha-a-Nova e seis ayuntamientos espanhóis: Alcântara, Carbajo, Cilleros, Membrio, Santiago de Alcântara e Zarza la Mayor.

Idanha-a-Nova é, refira-se, o concelho português com maior área de fronteira com Espanha, cerca de 100 km.

“É uma oportunidade para nos encontrarmos, para convivermos e para lembrarmos que temos de fazer sempre mais e melhor pelo desenvolvimento destas regiões raianas, embora existam já excelentes exemplos de projetos transfronteiriços”, afirmou na cerimónia Armindo Jacinto, presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.

A Feira Raiana, o Circuito Turístico por Terras Raianas e o Parque Natural do Tejo Internacional são exemplos de iniciativas que têm aproximado os povos de ambos os lados da fronteira, com o novo Quadro Comunitário de Apoio a configurar uma oportunidade para reforçar essa cooperação.

A cerimónia contou com a presença do executivo da Câmara de Idanha-a-Nova, de presidentes de juntas de freguesia, de representantes de instituições do concelho e de alcaides e outros representantes dos ayuntamientos espanhóis.

Ao ato oficial de revisão de fronteiras seguiu-se uma visita à Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova, instituição que revelou abertura para parcerias na área da educação, e um almoço preparado por alunos desta instituição.

Esta entrada foi publicada em Autarquias, Comunidades, Destaques, Política Internacional, Turismo. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *