Casa cheia para ouvir espetáculo “Canções & Variações”

126º ANIVERSÁRIO DA FILARMÓNICA IDANHENSE

A estreia do espetáculo musical “Canções & Variações”, dedicado à obra de António Variações, foi o momento alto das comemorações do 126º aniversário da Filarmónica Idanhense, que preencheram o domingo e a segunda-feira (7 e 8 de dezembro) com várias atividades.

Anivers Filarmónica1

O espetáculo esgotou as duas datas em que foi apresentado no auditório do Centro Cultural Raiano, que foi pequeno para acolher todos aqueles quiseram ouvir a mais recente produção da Filarmónica Idanhense, num ano em que se assinala o 70º aniversário do nascimento e o 30º da morte de António Variações.

Esta produção marca a primeira vez que membros da família de António Variações estiveram diretamente envolvidos num espetáculo de tributo ao cantor. Em palco estiveram cerca de 50 músicos acompanhando as vozes de Jaime Ribeiro e Luís Ribeiro (irmãos de António Variações), Jaime Rafael (sobrinho), Lena D’Água e Rui Aziago. Participaram ainda a banda Freedom e o Coro Infantil Notas Soltas.

Anivers Filarmónica2

O 126º aniversário da Filarmónica Idanhense foi ainda o momento escolhido para a apresentação do projeto CulturIN, programa que congrega instituições culturais, sociais, recreativas e desportivas com vista ao desenvolvimento cultural, educacional e social do concelho de Idanha-a-Nova.

Nestas comemorações, a Filarmónica Idanhense apresentou também uma nova marcha dedicada aos Bombeiros Voluntários de Idanha-a-Nova, com música de João Abrantes e letra de Joaquim Rijo Martins.

Como sempre acontece, no aniversário foram distinguidas individualidades e instituições importantes no percurso desta banda centenária. O Grau de Sócio de Mérito foi atribuído a Francisco Silva, a Luís Gonzaga Caria e a Manuel Caria (a título póstumo). Os títulos de Sócio Honorário foram atribuídos à Junta de Freguesia de Aldeia de Santa Margarida e à Junta de Freguesia de Proença-a-Velha.

Esta entrada foi publicada em Autarquias, Destaques, Idanha-a-Nova, Turismo. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *