João Morgado lança novo livro de poesia “PARA TI”

DOMINGO 14 DE DEZEMBRO NA COVILHÃ

João Morgado lança no próximo domingo o seu livro de poesia “PARA TI”, na Sala Café do Teatro das Beiras, na Covilhã.

ParaTi_Capa

A obra será apresentada pelo professor da UBI e também escritor, Gabriel Magalhães. Jorge Esteves, jornalista da RTP, fará a apresentação do autor. Estará presente como convidada, a poetisa Lília Tavares, que é coordenadora da página “Quem lê Sophia de Mello Breyner Andresen” – a maior página de poesia do Facebook. Para além de outros convidados, os atores do Teatro das Beiras vão declamar poemas do livro.

Segundo o autor, a obra “reúne vários poemas escritos ao longo de vários anos, versos intimistas que falam na dor de quem ama e de quem perde, dos sentimentos que prendem e libertam.”

Foi este livro um interregno nos romances? O autor diz que não. “Esta obra é a seleção de alguma da poesia escrita ao longo de anos… por vezes, há mesmo grandes diferenças de estilo entre os poemas”.

João Morgado

João Morgado

João Morgado sempre se afirmou como “o poeta que não acredita no amor” – mas agora escreve poemas de amor? “O amor não é um sentimento primário como o desejo, que está na base de qualquer relação. O amor é uma fórmula que reúne vários sentimentos, e cada pessoa tem a sua própria fórmula. Estes poemas não são de puro romantismo, mas antes erotizados…».

«E o desejo? perguntas – Como se despe?

– Quando o meu corpo por dentro

se despir dentro do teu corpo…»

Um desejo que é uma dor. Pois, segundo o autor, “Dói quando se ama. Dói quando se apaga a chama”.

A temática está assim centrada no “amor e desamor”. Para João Morgado, poesia é mais que o juntar de palavras bonitas, cada poema deve ser uma mensagem, por mais simples que seja, por vezes bastam quatro versos:

“Tenho o mar dentro de um barco; É meu, só meu, a ninguém o dou; Só não sei por onde viajar com ele; neste deserto em que o barco encalhou!” 

Esta entrada foi publicada em Belmonte, Covilhã, Destaques. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *