Idanha-a-Nova e Condeixa-a-Nova renovam protocolo

20º ANIVERSÁRIO DA GEMINAÇÃO

Decorridos 20 anos da assinatura do protocolo de geminação, os municípios de Idanha-a-Nova e Condeixa-a-Nova renovaram o acordo que declara a intenção de aprofundar os laços de amizade entre as suas populações, empresas e instituições.

Manter e dinamizar parcerias culturais, promover parcerias entre instituições de ensino e apoiar o estabelecimento de relações entre o tecido empresarial local são as metas do novo protocolo, assinado no sábado, dia 22 de novembro, em Condeixa, durante as comemorações do 20º aniversário da geminação.

Xxxx e Armindo Jacinto

Nuno Moita da Costa e Armindo Jacinto

A cerimónia decorreu no Cine-Teatro daquela vila, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, a vice-presidente, Idalina Costa, o presidente da Câmara de Condeixa, Nuno Moita da Costa, a vice-presidente, Liliana Pimentel, o presidente da Assembleia Municipal, João Leal, e ainda Fátima Bandeira, presidente da Associação de Amizade, uma entidade responsável por atividades da geminação.

Na sua intervenção, Armindo Jacinto manifestou “interesse em reforçar os laços entre as populações, empresas e instituições dos dois municípios”, para dinamizar esta geminação inicialmente motivada pela existência de um relevante património arqueológico romano em ambos os concelhos e pelo interesse mútuo pela figura e legado do escritor Fernando Namora que, sendo natural de Condeixa, exerceu clínica em Monsanto.

O presidente da Câmara de Condeixa anunciou a intenção de criar bolsas de estudo destinadas a alunos daquele município que pretendam ingressar na Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova, representada na cerimónia pela subdiretora Sara Brito Filipe.

“A oferta educativa ministrada na Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova poderá  representar uma oportunidade para a qualificação dos jovens condeixenses”, afirmou Nuno Moita da Costa.

Foto-Geminação5

O 20º aniversário da geminação foi ainda assinalado com a inauguração de uma exposição alusiva às geminações cultivadas por Condeixa-a-Nova, patente no Cine-Teatro, onde se destaca uma sala dedicada à amizade com Idanha-a-Nova.

As comemorações encerraram com dois momentos musicais muito aplaudidos, proporcionados pelo Grupo de Cantares de Condeixa e pelas Adufeiras do Rancho Etnográfico de Idanha-a-Nova, seguidos do bolo de aniversário.

Esta entrada foi publicada em Destaques, Economia, Educação, Idanha-a-Nova, Turismo. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *