Penamacor investe 700 mil euros na requalificação de rede de águas e saneamento

TRABALHOS INCLUEM DUAS EMPREITADAS

A Câmara de Penamacor vai investir cerca de 700 mil euros para requalificar a rede de águas e saneamento de modo a reduzir as perdas de águas registadas no sistema, disse hoje à agência Lusa o presidente do município, António Luís Beites.

Antonio Beites 01

António Beites

Em declarações à Lusa, o autarca explicou que os trabalhos incluem duas empreitadas: uma a levar a cabo na localidade de Benquerença, para a qual já foi aberto concurso público, e outra relativa à zona central da vila de Penamacor e cujo concurso deverá ser “lançado esta semana”.

“É um investimento significativo, mas que tinha de ser feito. Da análise que fizemos ao sistema, verificámos que estamos a registar uma perda média global na ordem dos 70%, o que onera muito a fatura que pagamos pelos serviços e que naturalmente também penaliza os munícipes”, referiu.

Penamacor

António Luís Beites destacou ainda que, além da substituição das condutas de água e saneamento, os trabalhos a realizar na vila incluirão “a infraestruturação total das artérias de modo a que aquela área fique já preparada para projetos futuros”, disse.

Penamacor é um dos concelhos da região cujo abastecimento da água em alta é realizado pelo sistema multimunicipal Águas de Zêzere e Côa, empresa com a qual todos os municípios aderentes mantêm uma dívida global bastante elevada, bem como um diferendo jurídico que visa a revisão contratual e respetiva redução dos valores em causa.

No caso de Penamacor, a dívida reclamada pela AZC ultrapassa os três milhões de euros, valor que poderá levar a autarquia a recorrer a uma operação de saneamento, conforme assumiu o presidente do município durante a apresentação do orçamento para 2015.

*Com Lusa

Esta entrada foi publicada em Destaques, Penamacor. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *