Castelo Branco regista diminuição de 30% na criminalidade violenta e grave

ANUNCIADO HOJE DURANTE AS CERIMÓNIAS DO 86º ANIVERSÁRIO DA PSP

O Comandante Distrital da PSP de Castelo Branco, José Pires Leonardo, anunciou hoje que a criminalidade, violenta e grave, diminuiu quase 30% nos primeiros 10 meses de 2014.

“Contrariando a subida de 16% na criminalidade violenta e grave verificada em 2013 relativamente a 2012, durante os primeiros 10 meses de 2014 constata-se uma diminuição de quase 30%”, disse o comandante distrital da PSP.

psp

José Pires Leonardo apresentou um balanço sucinto da criminalidade registada na área de intervenção do Comando Distrital da PSP, que inclui os concelhos de Castelo Branco e da Covilhã durante a cerimónia comemorativa, do 86.º aniversário da organização.

Segundo os dados apresentados, a criminalidade denunciada e registada teve um decréscimo de 5% em 2013 face ao ano anterior, mas, nos primeiros 10 meses do corrente ano, em comparação com igual período de 2013, aumentou 0,6%.

O comandante da PSP de Castelo Branco explicou que a estatística da criminalidade denunciada e registada pela PSP em Castelo Branco e na Covilhã está “intimamente relacionada com a própria atividade operacional” da polícia.

Adiantou ainda que as detenções efetuadas no mesmo período (os primeiros 10 meses de 2014) constituem “uns significativos 14 a 20% do total da criminalidade denunciada”.

Quer isto dizer, “que a um incremento da atividade e dos resultados operacionais, corresponde normalmente um aumento da criminalidade denunciada”, disse.

Detido

José Pires Leonardo sublinhou também que alguns dos tipos de crime denunciados que mais aumentaram durante este ano “são crimes que dificilmente podem ser prevenidos ou evitados” pela PSP.

Isto porque resultam principalmente de interações entre pessoas, nomeadamente ameaças, difamação ou injúrias ou ainda de novas formas de interação social e comercial, como burlas informáticas e nas comunicações.

 *Jornal de Oleiros/Lusa

Esta entrada foi publicada em Castelo Branco, Destaques. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *