Proença-a-Nova aprova orçamento de 9,7 milhões de euros para 2015

APROVADO POR UNANIMIDADE NA REUNIÃO DE EXECUTIVO

A Câmara de Proença-a-Nova aprovou o orçamento para 2015, no valor de 9,7 milhões de euros, mais 300 mil euros do que em 2014, anunciou hoje o município.

O documento, que será submetido à assembleia municipal, foi aprovado por unanimidade na reunião do executivo.

João Paulo Catarino

João Paulo Catarino

“Depois de cinco anos de sucessivos cortes, o orçamento para 2015 regista uma subida, que reflete o ligeiro aumento de transferências do Orçamento do Estado (OE)”, refere o presidente da Câmara de Proença-a-Nova, em comunicado enviado hoje à agência Lusa.

João Paulo Catarino acentua a continuidade em relação a anos anteriores no que respeita ao rigor dos valores apresentados, “que visam permitir uma taxa de execução superior a 90%, como tem vindo a acontecer”.

Uma das novidades do documento é a previsão de cerca de 70 mil euros para o Fundo de Apoio Municipal (FAM), criado para apoiar a recuperação de autarquias em saneamento ou rutura financeira.

“O valor irá ser pago durante sete anos, acabando por exigir um esforço suplementar aos municípios que se têm esforçado por cumprir os seus compromissos”, adiantou o autarca.

Proença

O vereador da oposição (PSD), Jorge Tomé, justificou o voto favorável com o facto de as funções sociais “merecerem uma dotação significativa”.

O social-democrata sublinhou ainda que as taxas de execução dos últimos anos “comprovam o rigor na elaboração dos orçamentos”.

“Em 2013, a execução da receita situou-se nos 93,5% e também o prazo médio de pagamento a fornecedores se manteve muito abaixo do limite máximo de 90 dias estabelecido por lei, tendo sido de apenas 17 dias”, adiantou.

O orçamento para 2015 inclui as propostas recolhidas do âmbito do Orçamento Participativo (OP), para o qual a câmara destinou uma verba global de 150 mil euros.

*Com Lusa
Esta entrada foi publicada em Destaques, Proença-a-Nova. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *