Politécnico de Castelo Branco coordena ErasmusCentro

COM ORÇAMENTO DE 700 MIL EUROS

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) vai coordenar este ano letivo o consórcio ErasmusCentro, com um orçamento de 700 mil euros, anunciou hoje a instituição.

O ErasmusCentro é um consórcio regional constituído por uma rede de instituições de ensino superior, nas quais se incluem oito institutos politécnicos da região Centro (Coimbra, Castelo Branco, Guarda, Leiria, Viseu, Portalegre, Santarém e Tomar).

ERASMUSCENTRO

Tem como principal missão fortalecer e aprofundar a ligação entre o ensino superior politécnico e o mercado de trabalho.

Integram ainda o consórcio diversas entidades empresariais, como o Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro (CEC/CCIC), que integra 41 estruturas associativas empresariais, núcleos empresariais e câmaras municipais.

Em comunicado, o IPCB refere que durante o corrente ano letivo “será o coordenador do consórcio, assegurando a gestão e implementação de 300 processos de mobilidade internacional destinados a alunos, diplomados e não docentes”.

O consórcio pretende ainda corrigir “algumas assimetrias regionais” no acesso à formação especializada transnacional e “massificar a promoção da internacionalização do mercado de trabalho, integrando a região em projetos europeus”, lê-se no documento.

O reforço dos estágios representa para os politécnicos “um objetivo fulcral para a melhoria da qualidade da formação ministrada”.

Criado em 2011, o consórcio ErasmusCentro é o primeiro consórcio Erasmus regional em Portugal, no âmbito do Programa Comunitário Erasmus.

Ao longo da sua existência, já assegurou cerca de 1.000 mobilidades nas mais diversas áreas e países e está ainda a iniciar uma nova modalidade de cooperação: a mobilidade do pessoal não docente para formação.

Seguir-se-á a inclusão no consórcio da modalidade de intercâmbio do pessoal docente e, numa terceira fase, a modalidade de estudos.

*JO/Lusa

Esta entrada foi publicada em Castelo Branco, Destaques. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *