Junta de Freguesia comemora VIII centenário do I Foral de Castelo Branco

CONCEDIDO A 1 DE NOVEMBRO DE 1214

A Junta de Freguesia de Castelo Branco (JFCB) vai comemorar no dia 25 de outubro, o “VIII centenário do Primeiro Foral da Cidade de Castelo Branco”. cartaz VIII Centenario_V05_Final (2) A data será  assinalada com uma palestra, a decorrer a partir das 10h no auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e de uma exposição sobre o legado dos templários na edificação, alargamento e consolidação da cidade a ser inaugurada pelas 17h30 do mesmo dia, na Casa do Arco do Bispo, na Praça Camões.

Este foral resultou de uma doação de D Afonso II, em 01 de novembro de 1214, à Ordem dos Templários, do local onde hoje se situa Castelo Branco. Era Mestre, o 11º da ordem e 1º eleito dos três Reinos, D. Pedro Alvites. A organização manifesta a vontade de “divulgar as origens históricas da cidade”.

CASA DO ARCO DO BISPO Castelo Branco 022

Casa do Arco do Bispo

O público-alvo são, os jovens, pelo que a exposição, com cerca de 24 cartazes sobre o tema, deverá percorrer todas as escolas e estabelecimentos de ensino da freguesia. “Para além da comemoração e divulgação da ação templária na fundação e desenvolvimento da cidade, queremos que este conjunto de atividades se traduza em termos práticos, ou seja, o que se poderá aproveitar e rentabilizar de tão rico património cultural e histórico”, lê-se ainda na nota recebida da organização.

Esta entrada foi publicada em Castelo Branco, Destaques. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *