Idanha-a-Nova acolhida na comunidade geminada de Vert-le-Grand

GRUPO DE 40 PESSOAS

Um grupo de 40 pessoas do concelho de Idanha-a-Nova visitou a localidade francesa de Vert-le-Grand entre os dias 10 e 12 de outubro, no âmbito do acordo de geminação estabelecido entre os dois municípios.

Geminação Idanha

Empresários, produtores, estudantes, técnicos e docentes da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova, técnicos e representantes da Câmara, Assembleia Municipal e de freguesias e uniões de freguesia do município de Idanha-a-Nova, entre outros munícipes do concelho, participaram neste intercâmbio social, cultural e, cada vez mais, direcionado para a aproximação das economias de ambas as comunidades.

As visitas anuais, em anos alternados de idanhenses a França e vice-versa, são o momento alto de uma geminação que já se assinala há 19 anos.

Coube este ano às famílias de Vert-le-Grand, localidade que dista 30 quilómetros de Paris e onde reside uma significativa comunidade portuguesa, receber a delegação idanhense.

Têm mais de seis décadas os laços de amizade entre Idanha-a-Nova e Vert-le-Grand, alimentados por emigrantes da Beira Baixa que construíram uma comunidade respeitada e acarinhada naquela localidade francesa.

Este ano a visita ficou marcada por uma ação especial de divulgação de alguns dos produtos gastronómicos de excelência do concelho de Idanha-a-Nova, através de uma degustação que contou também com a presença de empresários franceses. Esta ação revelou-se uma oportunidade para dar a conhecer alguns dos sabores que se produzem neste município, potenciando a promoção dos nossos produtores e dos seus produtos, da economia local e da Escola Superior de Gestão, que dinamizou a referida prova.

Esta entrada foi publicada em Destaques. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *