Trilhos da Raia elevam Idanha-a-Nova a “Catedral do BTT”

A VILA ACORDOU COM UMA SERENA INVASÃO DE 850 BETETISTAS

A 10ª Maratona de BTT “Trilhos da Raia” voltou, no último domingo, a elevar Idanha-a-Nova ao estatuto de “Catedral do BTT”, num grande dia de afirmação desta modalidade, a que nem a chuva tirou brilho.

A vila acordou com uma serena invasão de 850 betetistas, de todas as idades e de ambos os sexos, oriundos de vários pontos do país e duas centenas da vizinha Espanha.

Foto_Trilhos1

Apesar das condições atmosféricas adversas, foi mais uma edição bem-sucedida de um dos mais prestigiados eventos de BTT em Portugal, organizado pela ACIN – Associação de Cicloturismo de Idanha-a-Nova com o apoio da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, da União de Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes e da empresa Interfer.

Arrancando do Largo do Município, em Idanha-a-Nova, o pelotão circulou por estradas e caminhos do concelho, pedalando os 95 km da prova de Maratona ou os menos exigentes 55 km da Meia Maratona.

Empolgaram as passagens pela Barragem Marechal Carmona e por Medelim, Penha Garcia, Monsanto e Idanha-a-Velha, momentos privilegiados de um traçado que conduziu os participantes por paisagens de rara beleza e localidades de inexcedível valor histórico-cultural.

Não obstante a chuva que se fez sentir durante o dia, o presidente da ACIN, João Afonso, faz um balanço positivo do evento, destacando o trabalho dos cerca de 70 colaboradores envolvidos na organização da prova.

A acompanhar o certame, a vice-presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Idalina Costa, felicitou a ACIN pela comprovada competência na organização de grandes eventos e pelo seu contributo para a preservação dos trilhos do concelho.

Idalina Costa com

Idalina Costa com Ana Lopes

A autarca lembrou ainda que “a afirmação do BTT em Idanha-a-Nova é fruto do investimento que tem sido realizado nos últimos anos, numa modalidade que reúne aqui condições de excelência e que combina desporto e natureza como poucas outras”.

A chegada dos betetistas teve lugar no recinto da Feira Raiana, onde foi servido um almoço convívio para cerca de 1200 pessoas, entre participantes e respetivas famílias.

A vitória na prova de Maratona, categoria masculina, sorriu a Bruno Anselmo, pelo segundo ano consecutivo; em segundo lugar ficou João Cruz e em terceiro Miguel Ángel Mateos. Na categoria feminina ganhou Nádia Mendes, seguida de Bianca Oliveira e Sandra Santos.

Na prova de Meia Maratona, categoria masculina, venceu Flávio Santos, seguido de Oliver Cuesda e António Sanches. Na categoria feminina o primeiro lugar coube a Ana Lopes, o segundo a Cecília Prates e o terceiro a Rita Rocha.

Esta entrada foi publicada em Desporto, Destaques. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *