Docente do Politécnico de Castelo Branco lança livro

“MARCA PAÍS – A VISÃO DOS CONSUMIDORES”

Os consumidores portugueses e a marca Portugal é o tema central do novo livro de Sara Brito Filipe, que vai ser lançado no próximo dia 16, pelas 18:00 horas, na Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESGIN-IPCB). A apresentação da obra estará a cargo de Maria João Vasconcelos, especialista em gestão de marcas.

Sara Brito

Sara Brito

Elaborado no âmbito da tese de doutoramento desta docente do IPCB, o estudo revela dados surpreendentes, que deveriam constituir um forte alerta para as marcas portuguesas e para os decisores da marca Portugal. Apesar do patriotismo evidente e da declarada preferência por produtos nacionais, os portugueses mantêm uma visão antiquada do seu valor. Design, criatividade e inovação estão ausentes dos atributos com que caracterizamos o que produzimos.

Concluiu-se que 50% dos consumidores só identificam o vinho, os lacticínios, a fruta e o calçado como os produtos que representam Portugal e a relação com as marcas portuguesas ainda é mais pobre; 16,5% dos inquiridos no estudo não recorda uma única marca nacional e as marcas mais referidas correspondem às categorias de maior investimento publicitário no semestre em que decorreu o trabalho de campo.

Docente do IPCB lança livro

Os produtos mais exportados ou em que Portugal é líder são ignorados, “persistindo um desconhecimento generalizado sobre o que de facto se faz” empresarialmente no País.

Estes são alguns dos exemplos que deveriam fazer desta obra “Marca País – A visão dos Consumidores” uma leitura obrigatória para todos os profissionais do marketing e da comunicação que trabalham a marca Portugal e as marcas portuguesas.

Como curiosidade final, saiba-se que o livro é dado à estampa por uma editora espanhola!

Esta entrada foi publicada em Castelo Branco, Destaques. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *