Exercício “A TERRA TREME” teve início às 10h13

Atualização

Em Castelo Branco continuamos a tentar recolher informações sobre o abalo sísmico (exercício) que se fez sentir por todo o território nacional. Aguardamos a qualquer momento, um contato com a Proteção Civil  para fazer ponto da situação no distrito de Castelo Branco.

A Proteção Civil, através de contato telefónico com o Comandante operacional Rui Esteves do CDOS de Castelo Branco, continua empenhada no Exercício que continua a decorrer remetendo para mais tarde qualquer tipo de informação em relação a todo o desenvolvimento das operações decorrentes do exercício “A TERRA TREME”.

Exercicio-de-simulação-de-sismo

Dificuldades de comunicação estão a dificultar a atualização, neste momento, da evolução das operações decorrentes do exercício “A TERRA TREME”.

Na A1, estação de serviço da BP, em Santarém, a ignorância e o desconhecimento em relação ao exercício era total. Nem funcionários, nem utentes, nomeadamenet emigrantes, desconheciam a realização do exercício e portanto nada foi feito para participar nesta operação de treino para eventuais ocorrências em termos reais. Estranha-se que nem a Brisa, concessionária da A1, nem a BP, empresa concessionária da área de serviço tenham aderido a esta iniciativa (leia-se exercício) da Autoridade Nacional da Protecão Civil.

Em atualização permanente

BASE DE COORDENAÇÃO DO JORNAL DE OLEIROS INSTALADA NA ASSOCIAÇÃO DA CARAPALHA EM CASTELO BRANCO

www.aterratreme.pt

Deu-se início ao EXERCÍCIO PÚBLICO de preparação para o risco público com o nome “A TERRA TREME”. Eram 10h13 quando tudo começou.

O Jornal de Oleiros tem diversos colaboradores no terreno a acompnhar o desenvolvimebto deste exercício levado a cabo pela Autoridade Nacional de Protecção Civil em todo o território Nacional. Temos colaboradores posicionados em três locais diferentes da cidade de Lisboa, um veículo em circulação na A1 e instalámos o Centro de Coordenaçãao em Castelo com a prestimosa colaboração da Associação da Carapalha onde nos encontramos.

Acabamos de receber há momentos a comunicação do nosso  Diretor, a informação de que em paragem efetuada na Estação de Serviço de Aveiras, na A1, tudo esstá normal e das 10 pessoas abordadas só 2 tinham conhecimento do exercício. Mesmo assim o nível de informação era baixo. Como nos competia os referidos utentes da A1 foram pessoalmente informados.

Em telefonema acabado de receber, Joaquim Vitorino, Sub-Diretor do Jornal de Vila de Rei acaba de reportar que “se acabou de sentir um forte abalo sísmico na cidade de Lisboa havendo a circular a informação da possibilidade da ocorrência de um tsunami formado em consequência desse abalo sísmico. As pessoas na área onde se encontra Joaquim Vitorino, Parque das Nações, estão assustadas e procuram informaações sobre os procedimentos a observar par salvaguardar acima de tudo a sua integridade física.

Em Castelo Branco o sismo pouco se fez sentir, apesar de algumas pessoas terem referido senti-lo e tomado precauções para evitar danos físicos de maior.

Mais desenvolvimentos logo que nos seja possível recolher mais informações.

Esta entrada foi publicada em Bombeiros. ligação permanente.

1 Response to Exercício “A TERRA TREME” teve início às 10h13

  1. paula diz:

    ¶¶¶¶¶¶¶¶¶(=’o’=)¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶ Acabei de acessar esse site e nele tem dicas muito boas para emagrecer quem quiser conferir dietadaprincesa.com, vale a pena da uma olhada no site DIETA DA PRINCESA 🙂 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *