Lisboa recebe a mítica “Subida à Glória”

UMA DAS MAIS ANTIGAS PROVAS VELOCIPÉDICAS DE PORTUGAL

Lisboa recebe a 11 de outubro a mítica escalada de bicicleta realizada em plena Calçada da Glória, no coração da cidade.

Glória

A “Subida à Glória”, com inscrições limitadas a 300 participantes, tem por objetivo subir o mais rápido e bater o recorde de 39,77 segundos estabelecido em 2013 por Ricardo Marinheiro, nome destacado do BTT.

O evento reedita uma prova nascida em 1910. Em 2013, a Federação Portuguesa de Ciclismo recuperou a tradição e este ano, delegou na empresa Podium Events, a organizadora da Volta a Portugal, a respetiva organização.

As inscrições já começaram e espera-se, inúmeros consagrados das duas rodas.

A “Subida à Glória” é uma corrida aberta à participação de homens e mulheres, a partir dos 16 anos.

A prova de 2013

A prova de 2013

No dia 11 de outubro, anónimos adeptos da bicicleta à mistura com figuras de renome do ciclismo nacional vão começar a subir, às 20 horas, em sistema de contrarrelógio individual, seguido de duas eliminatórias, as meias-finais e finais, a calçada que serve de caminho ao Elevador da Glória.

Trata-se da rampa que liga a Baixa de Lisboa, Praça dos Restauradores, ao Jardim de São Pedro de Alcântara no Bairro Alto e que tem 265 metros de comprimento e um declive médio superior a 17%.

À falta de memória é preciso recorrer aos diversos registos da história para nos elucidarem sobre a primeira subida em bicicleta da Calçada da Glória. José Moura terá demorado 1 minuto e 23 segundos, em 1910, mas essa marca seria ultrapassada, anos mais tarde, em 1923, pelo jovem Alfredo Piedade com um fantástico registo de 1 minuto e 05 segundos com uma bicicleta de carreto normal na roda traseira e que pesava mais de 15 kg. Já em 1926, as notícias em vários jornais da época e as fotografias testemunham o recorde de Alfredo Luís Piedade: 55 segundos na escalada da Glória.

Subida à gloria

A prova centenária que teve um interregno de 87 anos, regressou em 2013 com 150 participantes, profissionais e amadores, ex-praticantes de ciclismo profissional como Marco Chagas, Joaquim Gomes, Cândido Barbosa, Delmino Pereira, aos quais se juntaram outros amantes da Bicicleta como o cantor dos Anjos- Nelson Rosado.

O vencedor foi Ricardo Marinheiro, Junior vice-Campeão do Mundo de montanha de 2009, com o novo recorde de 39,77 segundos, nas mulheres ganhou a campeã de estrada de Juniores de 2011, Ana Azenha, com 1,06 minutos, seguida de Isabel Caetano.

As inscrições podem ser efetuadas no site oficial da prova em www.subidagloria.com.

.

Esta entrada foi publicada em Desporto, Destaques. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *