IDANHA-A-NOVA
Acaba de ser lançado o livro “Terra Encantada: Senhora d’Azenha – Monsanto e Penha Garcia”, o terceiro volume de uma coleção infantil dedicada às lendas do concelho de Idanha-a-Nova, escrita e ilustrada pela historiadora Joaquina Salgueiro Celestino.
A obra, editada pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, remete para a festa em honra de Nossa Senhora d’Azenha e foi apresentada este sábado, dia 13 de Setembro, durante a popular romaria.
O título do livro evidencia “algo de mágico que existe na terra entre Monsanto e Penha Garcia, que convida à contemplação e ao encantamento”, explica a autora.
No âmbito desta coleção foram já publicadas as obras “A Lenda de Água Murta”, um olhar sobre as narrativas popularmente associadas à Senhora do Almortão, e “O Mistério da Senhora do Loreto”, que aborda o enigmático culto à padroeira universal da aviação em Alcafozes.
É um projeto que desde o início tem sido apoiado pelo Município de Idanha-a-Nova. Para o presidente da Câmara, Armindo Jacinto, é “obrigação da autarquia e de todos os idanhenses transmitir às gerações futuras o riquíssimo património cultural herdado dos nossos pais e avós”.
Igual opinião tem o pároco de Monsanto, Padre Adelino Lourenço, que louva a “teimosia” do povo em “segurar as suas riquezas culturais”.
Em representação da União de Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha esteve Jorge Costa que felicitou Joaquina Celestino e o Município de Idanha-a-Nova pela iniciativa.