A arte invade Belmonte

“EXPOSIÇÕES DO CANECO”

O dia 18 de setembro vai ser um dia memorável, em Belmonte com as inaugurações simultâneas de arte “Exposições do Caneco”.

EXPOSIÇÕES DO CANECO

As “Inaugurações Simultâneas” são um evento que acontece pela primeira vez em Belmonte e marcam o arranque do Festival do Caneco – Festival de cerveja artesanal e arte urbana que decorre de 26 a 28 de Setembro. Museus e  galerias renovam as suas exposições e apresentam artistas que irão estar presentes durante o período do festival.

Alexandre Gaudêncio

Alexandre Gaudêncio

Pelas 19h, a Galeria da Beltour acolhe os trabalhos de Alexandre Gaudêncio, que expões pela primeira vez na região. “Gaudio’s por cá e por aí…” reúne alguns dos trabalhos do artista de origem albicastrense que do papel passou a explorar o tecido como instrumento de criação.

Meia hora mais tarde, será a vez de o salão da antiga Biblioteca (Pelourinho), receber as ilustrações de Zita Pinto.

Zita Pinto

Zita Pinto

A talentosa artista bracarense associa-se a esta iniciativa com a exposição, “Criaturinhas Estranhas”. 

Personagens que, recuperam e ilustram memórias de infância e se fundem com gente real, daquela que inspira! Um mundo que não vão querer perder.

Finalmente pelas 20 horas, o Eco-Museu do Zêzere acolhe Ruy Silva, com a exposição de pintura, iluminação e mobiliário “25 anos de carreira”. O artista, com um largo percurso, já expôs em galerias por todo o mundo e que leva a Belmonte algumas das suas peças mais emblemáticas.

Ruy Silva

Ruy Silva

Ainda em destaque a inauguração do projeto “Enquadrilhar Belmonte”, um projeto de intervenção artística  nas ruas da Vila, que faz parte do cartaz do festival, e que pretende criar espaços museológicos a céu aberto. O objetivo é explorar numa perspetiva diferente espaços dentro da vila, através das estruturas montadas para o efeito, que guiam a visão sobre o objeto observado.

Será, ainda, feita a apresentação do  vídeo promocional do Festival que será projetado nos jardins da Biblioteca, seguindo-se de uma degustação de cerveja artesanal.

 

Esta entrada foi publicada em Belmonte, Destaques, Turismo. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *