II festival das sopas de peixe promove passeios pedestres e concurso de pesca

VILA VELHA DE RÓDÃO

Integrado no programa do IIº Festival das Sopas de Peixe realiza-se, no dia 28 de setembro, uma atividade de pedestrianismo em duas rotas: PR5 – Caminho da Telhada (Perais) e PR6 – Geologia e Arqueologia Urbanas de Ródão, que fazem parte da Rede de Percursos de Ródão. Decorrerá, igualmente, um concurso de pesca na barragem da Coutada/Tamujais, organização da Junta de Freguesia de Vila Velha de Ródão. Os passeios pedestres serão acompanhados por um guia que apresentará o território e fará o seu enquadramento natural e histórico. A participação nestas iniciativas inclui uma peixada tradicional cuja receita reverterá para fins solidários, associados às ações da Liga Portuguesa Contra o Cancro, parceira nesta iniciativa.

Telhada 3

O PR 5 “Caminho da Telhada” é um percurso circular, com cerca de 6 Km, situado na localidade de Perais, Vila Velha de Ródão, que se desenvolve numa plataforma plana, que corresponde ao terraço fluvial mais antigo do rio Tejo, formado há cerca de 1 milhão de anos.

O Caminho da Telhada propõe a utilização de caminhos rurais e em especial do troço de uma importante e ancestral via que atravessava o rio Tejo e ligava a Barreira da Barca, Perais, à Lomba da Barca, no concelho de Nisa. Na margem direita do rio este caminho subia a íngreme Barreira da Barca até ao planalto do Canto do Ferreiro, passava pela Eira dos Ratinhas onde os ranchos de homens e mulheres que se dirigiam para as ceifas no Alentejo se reuniam antes de passar o rio Tejo. 

O PR6 “Geologia e Arqueologia urbanas de Ródão, é um percurso com cerca de 8 km e desenvolve-se na malha urbana de Vila Velha de Ródão e explora os recursos naturais e o património cultural existente na sede do concelho. Propõe a interpretação da paisagem, a visita a locais de relevante interesse cénico e científico e destaca a importante oferta de espaços culturais existentes em Vila Velha de Ródão.

Telhada 4

A concentração dos participantes nas diferentes iniciativas realiza-se no cais fluvial de Ródão, sendo que a concentração para o concurso de pesca está marcado para as 8 horas e para os passeios pedestres às 8h30.

A Câmara Municipal assegura transporte em autocarros para Perais local de início do percurso da Telhada.

As inscrições devem ser efetuadas até dia 24 de setembro, têm um custo de cinco euros e são obrigatórias, incluem seguro e participação em peixada tradicional, com fins solidários.

Os contatos para inscrição e informações são: Câmara Municipal 272 540 300, Turismo 963 445 928, turismo@cm-vvrodao.pt e Junta de Freguesia 272 545 000, jfvvrodao@hotmail.com

 

Esta entrada foi publicada em Destaques, Vila Velha de Ródão. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *