Politécnico de Castelo Branco com 40% de colocações na primeira fase

LIGEIRO AUMENTO EM RELAÇÃO AO ANO ANTERIOR

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) registou uma taxa de ocupação de 40% na primeira fase de colocações do concurso nacional de acesso ao ensino superior 2014-2015, anunciou hoje aquela instituição.

“Concluída a primeira fase de colocações do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior 2014-2015, verifica-se no IPCB um ligeiro aumento de vagas relativamente ao ano letivo anterior”, refere, em comunicado.

O IPCB registou uma taxa de ocupação de 40%.

IPCB

Das 905 vagas colocadas a concurso, “foram ocupadas 363 na primeira fase”, às quais se irão juntar os colocados na segunda e na terceira fases, bem como os estudantes provenientes dos concursos especiais e dos regimes de mudança de cursos, transferências e reingressos.

O documento salienta ainda que, de entre os colocados no IPCB na primeira fase, “63% conseguiram lugar na primeira opção”, um indicador que é “manifestamente superior à média nacional que este ano se situou nos 54%”.

Mais uma vez, os cursos de engenharia foram, segundo a instituição, “os mais penalizados”.

“A reduzida procura é muito preocupante e está relacionada não só com os resultados dos exames nacionais das disciplinas de matemática e física no ensino básico e secundário, mas também com alguma depreciação que tem vindo a ser feita às áreas das engenharias”, lê-se no documento.

“É um contrassenso o país necessitar de diplomados nestas áreas, as instituições terem capacidade instalada para formar esses profissionais e as vagas disponibilizadas ficarem desertas”.

A nível nacional, após a primeira fase, foram admitidos no ensino superior público 37.778 novos estudantes dos 42.408 que se candidataram às 50.820 vagas disponibilizadas.

Para a segunda fase, que se iniciou na segunda-feira e decorre até 19 de setembro, estão disponíveis 13.168 vagas.

*Jornal de Oleiros

 

 

Esta entrada foi publicada em Castelo Branco, Destaques, Educação. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *