Castelo Branco recebe Dia Europeu da Cultura Judaica

A MULHER NO JUDAÍSMO

A cidade de Castelo Branco recebe, no próximo dia 14, uma importante conferência, incluída nas comemorações do Dia Europeu da Cultura Judaica, pela primeira vez em Portugal e cujo tema é “A Mulher no Judaísmo”.

women in judaism

Depois de uma receção no Salão Nobre da Câmara Municipal, cujo objetivo é dar as boas vindas aos conferencistas e convidados, haverá lugar a uma passagem pela estátua de Amato Lusitano e jardim das plantas medicinais que se situa frente à mesma, seguida de uma visita guiada à Judiaria de Castelo Branco, para prosseguir com um almoço aos convidados de Honra.

Mais tarde, cerca das 14 horas dar-se-á início, propriamente dito, à conferência, no auditório da Biblioteca Municipal da cidade, com a moderação de José Conceição Afonso. Fazem parte do lote de oradores, Jorge Patrão que falará sobre as comemorações do Dia Europeu da Cultura Judaica, Esther Mucznik, vice-presidente da Comunidade Israelita de Lisboa cuja alocução será sobre Grácia Nazi, a judia portuguesa do século XVI que desafiou o próprio destino, Jorge Martins que abordará a história de Maria Gomes, albicastrense, 117 anos, a mais idosa cristã-nova vítima da Inquisição, Maria de Fátima Reis, diretora da Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste que abordará o tema “Testemunhos de resistência judaica em Santarém no século XVIII”. Finalmente a conferência ouvirá Antonieta Garcia, professora associada da Universidade da Beira Interior, com “A Mulher Judia na Beira Interior de Portugal”.

A entrada para a conferência é livre e a promoção do evento é da responsabilidade da Câmara Municipal de Castelo Branco e colaboração da Rede de Judiarias de Portugal.

 

 

 

Esta entrada foi publicada em Castelo Branco, Destaques. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *