Aniversário do Parque Natural comemorado em Segura

 TEJO INTERNACIONAL

A aldeia de Segura, concelho de Idanha-a-Nova, foi o palco escolhido para as comemorações do 14º aniversário do Parque Natural do Tejo Internacional (PNTI).

A efeméride foi assinalada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) com um “dia aberto” no PNTI e com a inauguração da sinalética desta área protegida, agora concluída nos três concelhos que abrange: Idanha-a-Nova, Vila Velha de Ródão e Castelo Branco.

InauguraçãoSinalização

A iniciativa do ICNF, representado pelo diretor do Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Centro, Rui Costa Melo, teve o objetivo de valorizar o papel desempenhado pelas áreas classificadas em prol do desenvolvimento regional sustentável.

A par da inauguração dos novos painéis de divulgação e sinalização, o programa das comemorações em Segura incluiu uma visita ao Centro de Interpretação para a Biodiversidade, no antigo Posto da Guarda Fiscal, e uma rota temática de observação de aves com passagem no Canhão Fluvial do Rio Erges.

A iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova que, na pessoa do seu presidente, Armindo Jacinto, defendeu uma gestão do PNTI que alie a preservação ambiental à vivência do território e ao seu desenvolvimento turístico e económico.

A ocasião foi ainda aproveitada para apresentação de um projeto de alojamento e restauração resultante da reabilitação de antigas instalações da Guarda Fiscal, junto à ponte romana de Segura.

Esta entrada foi publicada em Destaques, Idanha-a-Nova. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *