Poiares Maduro realça competitividade “assente nos recursos” de cada território

NO ÂMBITO DA REDE ALDEIAS DO XISTO

O ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, realçou hoje que a promoção da competitividade “assente nos recursos” de cada território é uma das apostas da programação dos fundos comunitários de 2014 a 2020.

Poiares Maduro

Poiares Maduro

O governante intervinha quinta-feira á noite na Lousã, na inauguração do “Welcome Center” da rede Aldeias do Xisto (ADXTUR), que abrange 27 povoações de municípios dos distritos de Coimbra, Castelo Branco e Leiria, na Região Centro.

Na sua opinião, a atividade da ADXTUR, presidida por Paulo Fernandes, “é profundamente exemplar” face aos critérios de aplicação dos fundos europeus nos próximos seis anos, tendo em conta a realização de “ações integradas de vários agentes”, públicos e privados, além da valorização dos recursos endógenos.

“É assim, ganhando escala, que se consegue a valorização do território”, disse.

Nas últimas décadas, Portugal “não conseguiu convergir na competitividade com a Europa”, o que levou o atual Governo a dar prioridade, na aplicação das verbas da União Europeia, a projetos públicos de “alto valor acrescentado” que tornem o país mais competitivo.

Talasnal. Lousã

Talasnal. Lousã

Instalado no Museu Municipal Álvaro Viana de Lemos, no centro histórico da Lousã, “o único Welcome Center da marca Centro de Portugal localizado fora das cidades de distrito” resultou de uma parceria da ADXTUR com a Turismo Centro de Portugal e a Câmara Municipal da Lousã.

“Trata-se de um projeto inovador que visa, acima de tudo, receber, acolher e encaminhar todos os que pretendam visitar o território das 27 aldeias beirãs”, segundo o sítio da rede Aldeias do Xisto.

Na cerimónia, além do ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, usaram da palavra os presidentes da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, da ADXTUR, Paulo Fernandes, e da Câmara local, Luís Antunes.

No âmbito dos Roteiros pelos Territórios de Baixa Densidade, Miguel Poiares Maduro iniciou hoje, na Lousã, uma visita de três dias a concelhos da Região Centro.

*Jornal de Oleiros/Lusa

 

Esta entrada foi publicada em Destaques, Economia, Turismo. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *