RELER, um projecto que apoiamos e aplaudimos

reutilizar livros em rede

Posicionando-se como marca socialmente responsável, a RELER é um projeto empresarial emergente, desenhado à medida de uma nova realidade socioeconómica, que associa a dinâmica das novas tecnologias a soluções eficazes de gestão de “resíduos educacionais”.

Através da sua plataforma eletrónica www.reler.org a RELER tem, como atividade principal, a alocação desse espaço para a promoção, a compra e a venda de manuais escolares e outros recursos pedagógicos no estado de usado.

Dada a natureza preponderantemente social de que se reveste este projeto, os serviços da RELER, focados no conceito da reutilização e assentes num sistema integrado de gestão em rede, criaram e estão a dinamizar um banco destes recursos, destinados ao uso exclusivo de Pais e Alunos, Agrupamentos e Escolas, Bibliotecas Escolares, Associações de Pais, Associações de Estudantes e Instituições como Municípios, Bibliotecas Municipais, Juntas de Freguesia ou outras.

Pensada sobretudo para ajudar as famílias a minimizar os pesados encargos com a Educação, fomentando a equidade e a igualdade de oportunidades no acesso aos manuais escolares e aos outros recursos pedagógicos que aqui sejam disponibilizados, a RELER visa também incrementar práticas de uso responsável, quer as relacionadas com o ambiente e a sustentabilidade do planeta, quer as de valorização dos meios e materiais colocados à disposição de todos os alunos.

Também as instituições ligadas à Educação, que têm vindo a assumir um papel social cada vez mais ativo na criação de soluções que respondam às necessidades prementes dos alunos e suas famílias, encontram na plataforma RELER um serviço que lhes permite a otimização na gestão dos recursos, tanto ao nível da possibilidade de venda dos livros em excesso dos seus Bancos de Manuais, como ao da compra de livros em falta a preços muito vantajosos.

Apostada na diferenciação, a RELER centra as suas prioridades nos três pontos seguintes:

  • Serviços,onde a conciliação da informação dos manuais adotados por escola e dos manuais usados já disponibilizados para venda permite, através de ações de comunicação especializadas, criar circuitos de proximidade entre os recursos e os seus potenciais destinatários.
  • Garantias, de segurança, confidencialidade, autonomia e independência das operações, zelando pelo cumprimento entre as partes e que a compra e a venda se fazem nas condições definidas, assegurando a cobrança ao Utilizador Comprador e o pagamento ao Utilizador Vendedor e salvaguardando em todos os momentos o interesse de ambos, atuando a RELER como entidade centralizadora e reguladora do processo.
  • Vantagens, valoriza-se o processo de definição do preço de venda de cada artigo, estabelecido pela RELER, que permite o equilíbrio comercial da tabela de usados. A determinação do preço é feita a partir de uma Tabela de Depreciação, que toma como base o preço de capa do livro no ano letivo em curso e como variável a classificação atribuída pelo Utilizador Vendedor pelo estado de uso.
  • Consideram-se vantagens para o Utilizador Vendedor

ü  a facilidade para a determinação do preço de venda, o equilíbrio comercial e a justeza desse valor

ü  a garantia de que a divulgação dos seus produtos será feita, sem outros custos, através das campanhas promocionais desenvolvidas

ü  O sucesso dessas campanhas, traduzido em vendas, permitirá ao Utilizador Vendedor recuperar, em termos médios, 42% do valor de capa dos manuais vendidos.

vCompete à RELER pagar ao Utilizador Vendedor os artigos vendidos nos 30 dias subsequentes à confirmação da entrega do objeto registado.

  • Ao Utilizador Comprador a RELER garante

ü  a compra com enormes vantagens de preço. A depreciação sobre os preços de tabela atuais varia entre os 35% e os 65%, dependendo do estado de uso do artigo em venda

ü  a atuação como entidade centralizadora e reguladora do processo da compra e da venda, garantindo o cumprimento entre as partes e que todas as transações se fazem nas condições contratadas

ü  a salvaguarda de cumprimento dos direitos previstos na lei para os contratos desta natureza

vA vantagem da emissão de fatura em todas as transações permite que as instituições possam usufruir, legalmente, deste serviço e que as famílias mantenham os benefícios fiscais previstos em sede de IRS com as despesas de educação.

O sistema integrado de gestão em rede permite à Reler:

  • Potenciar a gestão dos contactos, assegurar as garantias atrás referidas, fazendo da plataforma um local de encontro de interesses
  • Otimizar a gestão dos recursos, disponibilizando formas organizadas e facilitadas de aceder aos bancos de manuais, auxiliares e outros recursos pedagógicos, cria canais de escoamento que prosseguem o ponto de equilíbrio entre as existências de produtos na plataforma e a procura existente
  • Inovar e modernizar o uso dos meios, trabalhando com ferramentas de web marketing que asseguram a chegada da informação aos locais onde ela é útil e necessária, associados à realização de ações de divulgação e promoção dos serviços da RELER junto das entidades parceiras e dos públicos a que se destinam, reforçam o atingimento do ponto de equilíbrio esperado.

A sustentabilidade e autonomia da marca

Complementando a atividade principal de promoção, compra e venda de manuais escolares e outros recursos pedagógicos no estado de usado e potenciando os contactos preferenciais que esta marca irá desenvolver com Instituições da área da Educação, destacando os Agrupamentos Escolares, Bibliotecas Escolares e Municipais, Associações de Pais e de Alunos, a RELER também fará assentar a sua ação na compra e venda de novidades editoriais e fundo de catálogo das entidades parceiras, na venda de espaços publicitários da plataforma e na criação de campanhas de comunicação e/ou marketing para empresas editoras ou outras cujas áreas de atuação entronquem com este mercado.

Determinante para garantir o sucesso dos resultados está a equipa que idealizou e deu corpo a este projeto, baseado numa experiência sólida na área do livro e dos autores de língua portuguesa, na área da formação especializada em temas como a Igualdade de Género e a Responsabilidade Social, desenvolvida em geral junto das comunidades escolares e/ou autárquicas e complementada pela criação e desenvolvimento interno da plataforma RELER e de todas as suas funcionalidades.

Esta complementaridade de atuação permitirá à RELER garantir a sua própria sustentabilidade e autonomia.

   uma marca socialmente responsável

Posicionando-se como marca socialmente responsável, a RELER definiu como objetivos:

  • Promover a reutilização dos manuais e outros recursos escolares como instrumento de inserção, igualdade e responsabilidade social
  • Desconstruindo preconceitos e tabus sociais sobre a reutilização
  • Alargando a acessibilidade a esses recursos escolares a preços muito reduzidos
  • Formando para os valores de cidadania, ambiente e sustentabilidade do planeta
  • Minimizando os rácios de abandono escolar por insuficiência de meios
  • Incutir práticas de gestão responsável no uso e reúso dos recursos escolares
  • Consciencializando os utilizadores do valor residual desses recursos
  • Prosseguindo, pela gestão em rede, a redução máxima dos recursos não utilizados
  • Contribuindo assim, de forma ativa, para a redução dos encargos com a educação

A RELER, consciente do fim de vida de muitos dos recursos escolares ainda em bom estado para reuso, criou e está a dinamizar dois programas em rede que visam dar resposta a necessidades de populações específicas.

  • Programa RETILHA 1º CICLO

A RETILHA 1º CICLO é uma Rede de Partilha focalizada na gestão centralizada de manuais e livros auxiliares do 1º ciclo de escolaridade que estejam ainda no período de vigência ou adoção e que se destinem a oferta

  • onde Pais, Escolas e outras Instituições podem participar com a doação desses manuais escolares ou livros auxiliares
  • e em que apenas as Escolas ou as Associações de Pais podem requerer, também a título de oferta, os livros de que necessitam, estando apenas sujeitas aos encargos relativos às despesas de envio
  • a divulgação desta rede de partilha é da responsabilidade da RELER que irá desenvolver e implementar campanhas de web marketing com vista à sua maior dinamização e à maximização do reaproveitamento destes recursos.
  • a informação online dos títulos disponíveis para oferta organizados por disciplina e ano de escolaridade constituem a enorme mais-valia desta rede.
  • Na plataforma RELER não se comercializam manuais escolares, livros de apoio ou auxiliares do 1º ciclo.
  • Programa REPU – Rede para a Escolarização Plural e Universal

Programa em desenvolvimento

Solidária com os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) da ONU e consciente que a educação e o conhecimento são as ferramentas que criam as soluções para o atingimento mais facilitado e consistente desses objetivos, a RELER propõe-se colaborar ativamente com este programa criando e promovendo a REPU – Rede para a Escolarização Plural e Universal.

Na REPU são ativos patrimoniais todos os manuais escolares que, estando já fora do período de vigência em Portugal, os utilizadores da plataforma RELER pretendam disponibilizar para doação a escolas e alunos em regiões mais carenciadas dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e de Timor Leste.

A RELER identifica, com a colaboração das entidades oficiais que atuam nestas áreas, essas escolas e alunos cujos projetos de educação sejam elegíveis pelas regras estabelecidas de disponibilização dos recursos educacionais deste banco escolar.

Da REPU farão parte todas as entidades, públicas ou privadas, solidárias com os ODM, que queiram constituir-se como parceiras.

Estes programas, que usam as ferramentas de organização, comunicação e marketing da RELER contam com a sinergia de todos os parceiros para que a sua concretização seja um êxito.

“Deus quer, o Homem sonha e a obra nasce” Fernando Pessoa

ReleR

ReleR

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Educação. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *