ESALD/ IPCB com novo curso de Fisiologia Clínica

ANO LETIVO 2014/2015

A Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco irá lecionar, no ano letivo 2014/2015, um novo curso de licenciatura em Fisiologia Clínica, realidade única numa escola no interior do país.

ESALD

O novo curso, recentemente acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), alicerça-se no conteúdo funcional das atuais profissões de cardiopneumologia e neurofisiologia, o que aumenta as áreas de atuação do curso e melhora significativamente as perspetivas de empregabilidade dos seus diplomados.

Os Fisiologistas Clínicos formados na ESALD têm quatro campos de especialização: cardiovascular, respiratória, neurologia e sono. Este curso assenta no desenvolvimento de atividades técnicas para o estudo funcional e anatomofisiopatológico do sistema cardiorrespiratório, neurológico e a respetiva avaliação.

Nesta nova formação, os fisiologistas clínicos irão adquirir competências na realização e interpretação de exames complementares de diagnóstico em cardiologia não invasiva, pneumologia, vascular, neurofisiologia e ainda em áreas de intervenção cardíaca como cateterismo cardíaco, pacing e perfusão cardiovascular.

O curso de Fisiologia Clínica aproxima a realidade Portuguesa dos modelos Europeus onde a designação é exatamente a mesma (Clinical Physiology), permitindo assim um reconhecimento mais rápido, facilitar a mobilidade destes profissionais na Europa e a consequente, empregabilidade.

A Fisiologia Clínica é um novo curso que nasce da licenciatura de Cardiopneumologia já existente na ESALD, ao qual se juntam agora competências na área da Neurofisiologia.  O curso tem como provas de ingressos a disciplina de Biologia-Geologia ou um dos seguintes pares: Biologia-Geologia + Físico-química ou Biologia-Geologia + Matemática.

E cria Gabinete de Acesso ao Ensino Superior

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) irá ter em funcionamento um Gabinete de Acesso ao Ensino Superior durante a primeira fase do concurso nacional de acesso, que se inicia já a 17 de Julho e terminará a 8 de Agosto.

IPCB

Trata-se de serviço personalizado e prestado gratuitamente a toda a comunidade, dando aos candidatos a possibilidade de realizar nos Serviços Centrais do IPCB (Rua Pedro Álvares Cabral – junto ao Hospital de Castelo Branco) a sua candidatura ao ensino superior com a ajuda de técnicos especializados que apoiarão em todo o processo.

O Gabinete funcionará de segunda-feira a sexta-feira, das 9:30 às 12:30 no período da manhã e à tarde das 14:30 às 17:30. Simultaneamente os candidato ao ensino superior poderão contactar o gabinete através do email acesso@ipcb.pt ou através do telefone 272339600.

 

 

 

 

Esta entrada foi publicada em Castelo Branco, Destaques, Educação. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *