Unidade Móvel realiza rastreios gratuitos pelas localidades do concelho

PROENÇA-A-NOVA

A Unidade Móvel de Saúde de Proença-a-Nova retomou a atividade regular junto da população do concelho e está a promover a realização de rastreios gratuitos, anunciou hoje a autarquia.

Depois de uma passagem pelos centros de dia, está agora a ser dada prioridade às localidades mais periféricas.

Um técnico de farmácia assegura o serviço e estão em curso contactos que visam o estabelecimento de parcerias com vista à participação de um enfermeiro e de um psicólogo.

A medição da tensão arterial e do índice de massa corporal e a realização de testes de glicemia, colesterol e triglicéridos, entre outros, são alguns dos serviços prestados pela Unidade Móvel de Saúde.

unidademoevel_2

Nesta fase, está igualmente a ser privilegiada a atualização da informação.

Além de dados estatísticos, são feitos questionários que permitem avaliar os problemas de saúde prevalentes e os estilos de vida dos utentes.

Adquirida há quase oito anos, no âmbito do programa Progride, a Unidade Móvel dispõe de equipamento que permite fazer os mais diversos rastreios.

Foram também elaborados folhetos informativos sobre problemas de saúde comuns, com conselhos úteis sobre atitudes preventivas a promover. A informação tem vindo a ser disponibilizada na perspetiva de contribuir para um maior esclarecimento da população.

*JO/Lusa

 

Esta entrada foi publicada em Destaques, Proença-a-Nova. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *