Universitários da Califórnia estudam Língua e Cultura Portuguesa

NO GEOPARK NATURTEJO

Alunos da Califórnia estudaram, durante cinco dias, no Geopark Naturtejo, o que acontece pelo quinto ano consecutivo.

O grupo de estudantes universitários

O grupo de estudantes universitários

Sete alunos estão a frequentar o Curso de Verão “Língua, Literatura e Cultura Portuguesa” organizado pela Universidade do Estado da Califórnia em San José.

O curso iniciou-se a 19 de Junho, na cidade de Ponta Delgada, nos Açores e termina dia 14 de Agosto em Lisboa.

A organizadora deste Curso é a Professora Doutora Deolinda Adão, Diretora do Programa de Português da Universidade do Estado da Califórnia em San José e Diretora Executiva do Programa de Estudos Portugueses da Universidade da Califórnia. As Instituições de Ensino Superior Portuguesas parceiras nesta iniciativa são as Universidades dos Açores e de Coimbra, Lusófona do Porto e de Lisboa, bem como o Instituto Politécnico de Castelo Branco, através da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova.

Monsanto

Monsanto

O Serviço Educativo do Geopark Naturtejo preparou com o apoio da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, um programa educativo que decorreu entre 2 e 7 de Julho, destinado a estes jovens, no território do geoparque. Durante a estadia, os alunos participaram em aulas de Língua e Literatura Portuguesa, ministradas pela Prof.ª Deolinda, na Escola Superior de Gestão, em Idanha-a-Nova e em aulas de campo lecionadas por Manuela Catana, em alguns geomonumentos do Geopark Naturtejo. Decorreram também visitas e um workshop orientados por Técnicos da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, em Idanha-a-Velha, Proença-a-Velha e na sede do concelho.

Os alunos contataram com o Património Natural e Histórico-Cultural do Geopark Naturtejo, conheceram o Parque Icnológico de Penha Garcia, visitaram o Núcleo Museológico dos Lagares de Azeite de Proença-a-Velha e ainda deram um salto a Espanha até à Ponte Romana de Alcântara e no regresso, em Segura, visitaram o Centro de Interpretação da Biodiversidade “Terras de Idanha” e foram conhecer o conceito e produtos da Empresa “Aromas do Valado”. Tiveram ainda, oportunidade de conhecer e experimentar o Balneário das Termas de Monfortinho.

Balneário Termal de Monfortinho

Balneário Termal de Monfortinho

Em Idanha-a-Nova, visitaram as exposições do Forum Cultural, participaram num ensaio das Adufeiras do Rancho Etnográfico da vila e aprenderam a fazer adufes durante um Workshop realizado no Centro de Artes e Ofícios Tradicionais. Percorreram a Rota dos Barrocais em Monsanto e partiram à descoberta da Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha. Viajaram de barco no Monumento Natural das Portas de Ródão e no Jardim da CACTEJO observaram os Troncos Fósseis.

A Prof.ª Deolinda deixou a promessa de voltar a terras do geoparque, anualmente, com alunos, enquanto o Curso de Verão se realizar.

Esta entrada foi publicada em Comunidades, Destaques, Idanha-a-Nova. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *