“Sebastião Toupeira” ensina que “a liberdade é a cor”

APRESENTAÇÃO DO NOVO LIVRO DE ANTÓNIO LAINS GALAMBA

Uma Casa do Arco do Bispo renovada, e que bonita está, recebeu no passado sábado, dia 5, a apresentação da nova obra de António Lains Galamba, “Sebastião Toupeira” que contou com a presença de Jorge Neves, presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco e teve uma componente musical com a atuação do Grupo Loco Trio.

Gravura de dá cor à capa do livro

Gravura de dá cor à capa do livro

O livro cuja “mensagem é uma ação de pedagogia, pois o que se passa neste livro, ocorre em qualquer parte do mundo, tendo então uma mensagem universal”, referiu Ricardo Brás, músico do grupo “Velhas Gaiteiras” na apresentação inicial que fez da obra.

“A luta pela liberdade está presente nesta obra. Este é um livro não só para crianças, mas também para adultos”, acrescentou Ricardo Brás.

No livro é contada a história de Sebastião Toupeira na caminhada que faz até encontrar a liberdade. A história que António Lains Galamba nos conta na sua obra, cujas ilustrações, de grande beleza, são da autoria de Roberto Chichorro e tem por base “a realidade dos mineiros de Aljustrel, no Alentejo”, como confidenciou o autor e que muitas vezes, ao longo dos anos, lhe disseram “o mais triste é um dia esquecermos o pão com bolor que comemos”.

António Galamba, Jorge Neves e Ricardo Brás

António Galamba, Jorge Neves e Ricardo Brás

Uma passagem, das mais bonitas e carregadas de  cariz militante e ideológico forte, é quando se lê:

“- Pai, o que é a Liberdade? …

… – Liberdade é a cor…

… – Porque quem vê cores, e não apenas sombras como as que nos obrigam, escolhe o seu caminho”.

O livro é uma edição de autor, que justifica esta opção, pelo facto de que o custo da impressão e da distribuição pelos canais comerciais habituais consumiria o valor de 9 em cada 10 exemplares vendidos, o que era insustentável.

 

Esta entrada foi publicada em Castelo Branco, Destaques. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *