Feira de Sabores do Tejo decorre até amanhã

VILA VELHA DE RÓDÃO

Foi inaugurada ontem com a presença de inúmeras individualidades, a Feira de Sabores do Tejo em Vila Velha de Ródão.

Presentes para além dos autarcas locais, o vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Luís Marcelo, a diretora da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC), Adelina Martins, a deputada na Assembleia da República, Hortense Martins, para além de muitos autarcas de concelhos da região.

António Carmona, Luís Pereira e Luís Marcelo

António Carmona, Luís Pereira e Luís Marcelo

Na cerimónia de abertura o presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira começou por salientar que este é o “palco único e privilegiado para se promoverem, divulgarem os seus produtos e essencialmente afirmarem o seu saber fazer”, referindo-se aos agentes económicos da região presentes no certame.

Salientou também a “criatividade e talento” das gentes do concelho, “que não faltaram ao nosso conterrâneo”, afirmou numa referência a Mestre Cargaleiro que, por razões de agenda, não pode estar presente mas representado por António Nabais.

Por seu lado António Carmona, presidente da Assembleia Municipal de Ródão, constatou que este certame é “mais uma edição da nossa feira com o sucesso já consolidado não só a nível regional mas também a nível nacional”.

Hortense Martins, Adelina Martins e Carlos Maia

Hortense Martins, Adelina Martins e Carlos Maia

Finalmente Luís Marcelo, vice-presidente da CCDR Centro, numa breve intervenção manifestou agrado pelo “trabalho de todas as pessoas para potenciar as capacidades endógenas destes territórios”.

Seguiu-se uma breve cerimónia de apresentação do novo rótulo, da autoria de Mestre Cargaleiro, que adornará um lote especial do azeite produzido pela empresa rodense Rodoliv, com entrega de garrafas numeradas de um a quatro, a António Nabais em representação do autor, a Luís Marcelo, a Adelina Martins e à Confraria do Azeite.

O certame tem este ano um visual completamente renovado, mais arejado e moderno que o Jornal de Oleiros visitou de forma rápida mas atenta, representativo das atividades económicas do concelho e da região mostrando potencialidades evidentes para o seu desenvolvimento, apesar do problema transversal a muitos dos concelhos do “interior” que é o crescente despovoamento e envelhecimento, que foi referido, aliás por Luís Pereira, como um dos grandes problemas a resolver no futuro próximo.

Novo rótulo concebido por Mestr

Novo rótulo concebido por Mestr

Vale pois a pena uma escapadela até Vila Velha de Ródão, entre hoje e amanhã sendo que hoje cabe a Miguel Ângelo assegurar a noite musical e amanhã haverá um tributo aos Abba, depois de ontem ter atuado no palco principal David Fonseca.

No recinto da Feira encontram-se vários espaços dedicados à gastronomia do concelho e da região com pratos representativos deste e dos territórios limítrofes.

                                                                           

Esta entrada foi publicada em Destaques, Vila Velha de Ródão. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *