Catedral de Manchester recebe exposição sobre Idanha

“MULHERES DO MEU PAÍS”

A exposição “Mulheres do Meu País”, da artista Cristina Rodrigues, vai ser inaugurada no próximo dia 3 de julho na Catedral de Manchester, no Reino Unido, onde permanecerá aberta ao público até 21 de setembro.

É composta por três instalações de arte contemporânea inspiradas pelas tradições de Idanha-a-Nova, produzidas em colaboração com artesãs do concelho e com portuguesas a residir no Reino Unido.

Serão exibidas as obras “A Manta”, “A Rainha” e “Enlightenment”.  A primeira é a instalação mais icónica da artista, sendo feita de adufes unidos com coloridas fitas de seda entrançadas e renda portuguesa. “A Rainha” é definida por Cristina Rodrigues como um tributo ao sublime na mulher. Utiliza as flores em papel características de Aldeia de Santa Margarida e irá coroar a entrada da Catedral de Manchester que tradicionalmente é reservada à Rainha de Inglaterra. “Enlightenment”, a mais recente criação da artista, será estreada nesta exposição.

A Rainha 02

A iniciativa tem o apoio do Município de Idanha-a-Nova e da Fábrica de Rendas Portuense e o patrocínio do Arts Council of England. A curadoria é de Paulo Longo, curador e antropólogo do Centro Cultural Raiano.

O Embaixador de Portugal no Reino Unido, João Varella, será o convidado de honra da abertura da exposição.

Recentemente Cristina Rodrigues surpreendeu com a inauguração de outra exposição, no Consulado Geral de Portugal em Manchester, a propósito da celebração do Dia de Portugal.

O evento registou a maior afluência de sempre e, mais uma vez, várias narrativas sobre Idanha-a-Nova inspiraram as luxuosas criações da artista.

Podem agora ser visitadas naquele consulado as mais recentes obras de Cristina Rodrigues: “Egitania”, “A Casa de Marrocos“, “Bourgeois”, “Mother”, “Dining The Heart” e “Marzipan”.

Cristina Rodrigues

Cristina Rodrigues

Cristina Rodrigues é arquiteta e investigadora no MIRIAD (centro de investigação da Manchester Metropolitan University), e professora na Manchester School of Architecture.

Tem colaborado com a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova em projetos nos domínios do desenvolvimento rural sustentável, das artes e da arquitetura, sempre com o envolvimento da comunidade local e o apoio da autarquia.

Esta entrada foi publicada em Comunidades, Destaques, Idanha-a-Nova. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *