Bombeiros de Oleiros – ” Futuros Bombeiros em formação”

Futuros Bombeiros de Oleiros tiveram formação

Pelo segundo ano consecutivo, foi realizada a actividade “3 Dias Bombeiro”, promovido pelo Núcleo da Juvebombeiro da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oleiros.

Esta actividade teve como objectivo, incutir o valor do voluntariado nos bombeiros bem como o gosto pelo trabalho dos mesmos por forma a enraizar o desejo de entrar na Escola de Estagiários assim que atinjam a idade de admissão, promovendo a aquisição de novos elementos num futuro próximo.

Entre os dias 10 e 12 de Abril, 25 jovens entre os 10 e os 16 anos, viveram o dia-a-dia no quartel dos Bombeiros Voluntários de Oleiros, onde tiveram oportunidade de conhecer as instalações, as viaturas e a sua utilização em função da ocorrência com que os Soldados da Paz se deparam e respectivo equipamento.

Os futuros bombeiros também aprenderam como se preparam linhas de água para combate a um incêndio, assim como puderam aprender e praticar a extinguir um foco de incêndio utilizando um extintor.

Mas a vida dos bombeiros não são apenas feitas de incêndios. Os jovens puderam também aprender e praticar o algoritmo de Suporte Básico de Vida.

 Com passos simples, desde a verificação de condições de segurança abordagem à vítima para verificar o seu estado de consciência, identificar se a vítima respira ou não através do VOS (Ver, Ouvir e Sentir), os jovens aprenderam a identificar uma vítima em paragem cardio-respiratória ou não. Praticaram e apenderam que com um simples gesto de fazer uma correcta chamada para o 112, podem vir a salvar uma vida. Mas o algoritmo do Suporte Básico de Vida não ficou apenas pela correcta chamada a pedir ajuda, abrangeu também a prática de realização de correctas compressões torácicas e/ou colocação a vítima em posição lateral de segurança, mediante a situação em que se podem deparar. A actividade ainda inclui-o uma caminhada por diferentes percursos, onde foram colocados à prova tudo o que aprenderam, terminando com uma cerimónia de encerramento, onde os jovens puderam demonstrar aos familiares e convidados tudo o que aprenderam.

A actividade teve grande sucesso, tendo sido apoiada pela Câmara Municipal de Oleiros, Junta de Freguesia Oleiros-Amieira e Pirotecnia Oleirense, entre outros.

*  Com Rute Antunes

Delegada do Núcleo da Juvebombeiro de Oleiros

Bombeiros…”3 dias…”

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Bombeiros, Destaques. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *