RECONHECIDO PELA AGÊNCIA NACIONAL
A União Europeia tem, desde o dia 1 de janeiro de 2014, um novo programa para a Educação, Formação, Juventude e Desporto, o Erasmus+.
O programa tem o horizonte de 2020, substitui os atuais programas de financiamento da Comissão Europeia para as áreas da Educação, Formação, Juventude e Desporto, nomeadamente o Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, o Programa Juventude em Ação e outros programas internacionais, incluindo o Jean Monnet e o Erasmus Mundus.
O IPCB já se candidatou a diversas ações proporcionadas pelo Erasmus+, estando já reconhecido pela Agência Nacional para a respetiva promoção e implementação do programa. Os alunos poderão beneficiar de períodos de estudo e de estágio durante a sua formação, assim como poderão beneficiar de estágios profissionais na qualidade de recém-diplomados do IPCB.
Por seu lado, os docentes e os não docentes poderão igualmente beneficiar de bolsas Erasmus+ para a realização de mobilidades de ensino ou formação no estrangeiro. É intenção ainda do IPCB desenvolver Alianças Estratégicas de Cooperação com diversas instituições europeias, no domínio do ensino e da formação.
O programa Erasmus+ é destinado a apoiar as atividades de educação, formação, juventude e desporto em todos os setores da aprendizagem ao longo da vida, incluindo o Ensino Superior, Formação Profissional, Educação de Adultos, Ensino Escolar e Atividades para jovens.
O programa Erasmus+ visa aumentar as competências e empregabilidade, bem como modernizar os setores da Educação, Formação, Juventude e o mercado de trabalho jovem. O programa tem a duração de sete anos e um orçamento de 14,7 mil milhões de euros, um aumento de 40% em relação aos compromissos anteriores da UE nessas áreas.
O Erasmus+ reúne sete programas comunitários que existem nos domínios da Educação, Formação, Juventude e, pela primeira vez, vai apoiar ações na área do Desporto.