ETPZP viajou até à Letónia

Director e alunos

Uma Escola em permanente crescimento

No âmbito do projecto internacional “Comenius 2012/2014: education and culture life long learning programme”, de 28 de Setembro a 4 de Outubro, a ETPZP viajou até à Letónia para a quarta reunião de trabalho com os parceiros do projecto. No mês de Novembro chegou a vez de Portugal acolher os seus parceiros.

 

No âmbito do Projecto internacional Comenius, alguns elementos da Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal (ETPZP) viajaram, até à Letónia, para representar Portugal. Desta forma, de 28 de Setembro a 4 de Outubro, Portugal, Polónia, Inglaterra, Grécia, Itália, Lituânia, Turquia e Alemanha reuniram-se, nas instalações da escola Raina 6 Vidusskola (Liepaja), no sentido desenvolver um projeto de trabalho e de aprendizagem que visou o intercâmbio de saberes entre escolas da UE. Com o objetivo de ser produzido um e-book, alunos e professores realizaram, após a participação em diversos workshop´s e de uma visita guiada à prisão Karosta, o quinto capítulo do livro.

ETPZP na Letónia

Este tipo de iniciativa é, segundo os participantes desta iniciativa, “de extrema relevância uma vez que possibilita desenvolver o conhecimento e o trabalho colaborativo entre as várias comunidades educativas no que respeita a diversidade de culturas, línguas e valores. Outro ponto fulcral é o facto de os alunos regressam ao nosso país com uma enorme vontade de conhecer outras culturas e de participar, no futuro, em novas experiências internacionais”. Para além destes aspetos destaca-se por fim o facto de esta iniciativa promover a mobilidade dos alunos entre os estados membros da UE, estreitar parcerias entre escolas em projetos comuns, incentivar a aprendizagem/ ensino das línguas, ajudar os jovens a adquirir as aptidões e as competências básicas de vida, necessárias ao seu desenvolvimento pessoal, à sua futura vida profissional e a uma cidadania europeia ativa, bem como melhorar práticas de ensino.

Para além de uma formadora do curso de Comunicação e do director pedagógico da escola profissional, participou nesta iniciativa uma aluna do curso de Restauração. No próximo mês de Novembro, a ETPZP receberá, em Portugal, os seus parceiros no sentido de desenvolver o sexto capítulo do e-book e reforçar as relações com os seus parceiros de trabalho.

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Destaques. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *